Arquivo do blog

terça-feira, 29 de março de 2011

Reunião lança Plano de Saneamento Básico para Nova Olinda

NOVA OLINDA - dois dias após as enchentes do Rio Cariús provocar inundações em várias cidades, inclusive em Nova Olinda, a  prefeitura deste município promoveu nesta manhã a 1ª REUNIÃO DE MOBILIZAÇÃO DO PMSB - PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO, realizada na Sala das Sessões da Câmara Municipal.
Na oportunidade, foi apresentada as Diretrizes Nacionais do Saneamento Ambiental pelo Consórcio Ducto/Gerentec/Hidroconsult responsável pela Elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico - PMSB, compreendendo o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas nos Municípios de Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri na Região Metropolitana do Cariri, a reunião foi coordenada pelo gabinete do prefeito tendo a frente a secretária chefe Francy Teles e participaram os gestores Francisco Amorim titular da pasta da Infra-Estrutura e Administração, Wanda Lúcia Sampaio da Educação, José Humberto da Agricultura, Wildiane Sampaio de Cultura e Turismo, Eliane Lacerda Ação Social e representaram a saúde o enfermeiro Airton Sampaio e a secretaria do Meio Ambiente a senhora Edsangela Sales. Do poder legislativo estiveram presentes os vereadores Ronaldo Sampaio (PMDB) presidente da câmara, Vande Araújo (PSDB) vice-presidente, Maria da Coelce (PSDB) líder de bancada, Erisvanda Matos (PSDB), Nenem Camilo (PSDB) e Maria Alzeny (PSB). Também participaram o coordenador da Vigilância Sanitária o senhor Roberto Salviano de Matos. Das ONG´S compareceram João Paulo Marôpo da Associação dos Universitários, Givaldo Ferraz do IDSS, Juliano Alves de Aarujo da AARNO, além de militantes ambientais como o professor Sebastião Muniz e o agricultor José Artur, dentre outros. O prefeito Afonso Sampaio foi representado pelo vice-prefeito Cabeludo.

Na ocasião foram constituídos dois grupos de trabalho, sendo um de caráter Executivo encarregado da elaboração do Diagnóstico da situação dos Serviços de Saneamento Básico; avaliar estudos e planos existentes referentes ao Saneamento ou que tenha relação com estes; e propor ações para implementação ou melhoria dos serviços básicos do ponto de vista técnico ou institucional. O outro grupo é o consultivo que tem a finalidade de discutir e avaliar periodicamente o trabalho do grupo executivo podendo criticar e sugerir alternativas, caso necessário, auxiliando o grupo executivo na elaboração do plano.
Durante o encontro o senhor Gerônimo representante do Consórcio fez uma apresentação sobre a construção do PMSB do município que segundo explica contará com a participação da comunidade em todas as etapas, até mesmo com a criação de um conselho de participação popular. Ele lembrou que todos os setores da sociedade serão mobilizados para contribuir com informações, dados e experiências que vão ajudar a construir um plano participativo sobre o saneamento do município que envolve as vertentes de (água, esgoto, drenagem das águas e resíduos sólidos). O estudante universitário João Paulo Marôpo (foto ao lado) chamou a atenção´ de que um projeto como esse´ precisa ser acompanhado de perto pelas pessoas do município para garantir que sua execução traga somente benefícios e disse ainda que não tem dúvidas de que Nova Olinda "será muito benficiada pelo projeto". João Paulo já participa há um ano da execução do projeto de Saneamento Básico em Santana do Cariri e afirmou que uma obra como esta traz certos transtornos mas o mais importante é que os "benefícios são para sempre" afirma.   
O grupo executivo ficou constituído da seguinte forma:
EDSANGELA SALES DE ARAUJO – Secretaria de Meio Ambiente
MONICA IVO DE OLIVEIRA – Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Social
FRANCISCO AMORIM DA FRANCA – Secretaria de Obras e Infraestrutura  
ROBERTO SALVIANAO DE MATOS – Vigilância Sanitária
FRANCY TELES – Secretária Chefe do gabinete
O grupo consultivo ficou constituído da seguinte forma:
FRANCISCO RONALDO SAMPAIO – Câmara de vereadores
CICERO AIRTO BRITO SAMPAIO – Secretaria de Saúde
VANDA LÚCIA SAMPAIO OLIVEIRA – Secretaria de Educação
JOÃO PAULO MAROPO – Associação dos Universitários
JULIANO ALVES DE ARAUJO – Associação dos Agentes Recicladores
MARIA WILDIANE SAMPAIO – Secretaria de Cultura e Turismo
ANGELINA UMBELINA DA SILVA – Associação dos Artesãos
    Plenário ficou lotado com grande participação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, a sua opinião