Arquivo do blog

segunda-feira, 4 de abril de 2011

CAMPANHA VAI PREMIAR QUEM ACABAR COM FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

"CEM PRÊMIOS, SEM DENGUE"
NOVA OLINDA - Dentro das comemorações do dia das mães em 08 de maio próximos a prefeitura desta cidade lança a campanha de combate a dengue no município com o tema “Cem prêmios sem dengue”. A campanha visa reduzir o Índice de Infestação Predial dos atuais 6,7% para pelo menos 1% até o dia das mães. Nesta data, a prefeitura realiza o sorteio de 100 brindes entre as mães, “mas só vai receber o prêmio se a casa estiver livre do mosquito” avisa o prefeito Afonso Sampaio que fez o anúncio da campanha ao lado do secretário de saúde, Pedro Neto.



O lançamento aconteceu na última quinta-feira, 31, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, para os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde e contou com a presença de servidores da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA e da secretária de educação do município Vanda Lúcia.



OBJETIVO DA CAMPANHA
A ação quer chamar a atenção da população para o combate ao mosquito Aedes Aegypti mostrando que isso depende de uma atitude conjunta e não apenas dos poderes públicos. O objetivo é mostrar que acabar com a dengue é uma questão de atitude de todas as pessoas, “não adianta uma pessoa cuidar do quintal da sua casa e o vizinho não fazer o mesmo” alerta o prefeito conclamando a todos para o combate. O secretário Pedro Neto informou que a partir desta segunda-feira, dia 4, uma força tarefa será montada envolvendo todas as secretarias municipais para promover visitas educativas sobre como evitar a reprodução do mosquito Aedes Aegypti e “deixando claro que esta é a maneira mais eficiente de combater a dengue, pois, sem larva não pode existir o mosquito e sem o mosquito não há o risco de dengue” ensina o secretário.

Pedro Neto contou que no primeiro momento serão realizadas visitas às escolas, fábricas e indústrias reunindo os funcionários e estudantes destas repartições e, também, será encampada uma intensa divulgação em rádios e carros de som para sensibilizar a população sobre os riscos da doença e ensinado medidas de tratamento dos sintomas, bem como, de prevenção. Na segunda etapa a partir do dia 11 de abril terá início os mutirões de combate onde uma verdadeira força tarefa visitará todos os bairros e o centro da cidade visitando residências e o comércio para conferir “in loco” como as pessoas estão agindo para impedir o nascimento do mosquito transmissor do dengue.

SAIBA MAIS
Segundo o Levantamento do Índice de Infestação Predial feito pelo setor de Endemias da SMS, que mede a porecentagem de domicílios onde foram encontradas as larvas do mosquito  Aedes Aegypti, em março 6,7% dos prédios situados na sede apresentavam criadouros. De acordo com o senhor Paulo Tavares (foto), coordenador do setor, a maioria dos criadouros são domiciliares. Tanques são os depósitos preferenciais dos mosquitos, seguidos pelos vasos e pratos de plantas, calhas, lajes e ralos. Isso mostra que a população ainda precisa se conscientizar quanto ao combate à doença. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde também revelou que grande parte da população sabe o que fazer para combater a dengue, mas como o levantamento revela ainda falta atitude nas pessoas. Por isso a campanha quer despertar a comunidade para importância de cada um fazer a sua parte no combate a dengue.
PREMIOS DA CAMPANHA
O prefeito Afonso Sampaio avisou que “o maior prêmio que nós podemos ganhar com esta campanha é acabar com o mosquito e evitar a dengue” e disse que aproveitando o sorteio de prêmios que é promovido todos os anos pela prefeitura, no dia das mães, sob a coordenação da primeira dama Rosimeire Sampaio, excepcionalmente este ano “independente do número de brindes a serem sorteados” ele (o prefeito) vai doar mais 100 prêmios, todos eletrodomésticos mas estes serão entregues somente aquelas famílias que conseguirem comprovar que a sua casa está livre do mosquito da dengue.

Um comentário:

  1. Parabéns secretário,essa sua iniciativa e preocupação acima de tudo é louvável.Você vem demonstrando que é uma pessoa capaz e preocupado com o bem da população.Particulamente eu acho,que as pessoas tem que se concientizarem e cuidarem de suas casas independentemente de qualquer premiação.é responsabilidade nossa acabarmos com esse mosquito da denque de uma vez por toda.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário, a sua opinião