Arquivo do blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

FÓRUM DISCUTE PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO


A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente, realiza nesta terça-feira, dia 26 de abril, primeiro Fórum do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB de Nova Olinda. O evento, que acontece no auditório do Teatro Violeta Arrais na Fundação Casa Grande, a partir das 9 horas contará com a participação de representantes de entidades públicas e privadas, comunidade em geral, será realizada pela Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará através de um consórcio de empresas de consultoria, que estão trabalhando na elaboração do Plano.

O prefeito Afonso Domingos Sampaio destacou que o evento será aberto ao público e que no final será constituído um Conselho Popular para garantir a participação de pessoas da comunidade na construção do plano e lembra que o objetivo é construir o Plano Municipal de Saneamento Básico, pensando o município de Nova Olinda, para os próximos 30 anos no que diz respeito ao Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas, Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos e, por isso, é imprescindível a contribuição de todos.

O prefeito contou que o primeiro passo “foi à apresentação do projeto do PMSB para as entidades envolvidas, quando foram instituídas as comissões executivas e consultivas” mas ele ressaltou que “para  ser concretizado, o plano precisa da participação da comunidade local”, assim o fórum será um mecanismo importante nessa direção.

Saiba mais

O Plano Municipal de Saneamento Básico, compreende:

Abastecimento de Água: constituído pelas atividades, infra-estruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e respectivos instrumentos de medição.

Esgotamento Sanitário: constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados de esgotos sanitários, desde as ligações prediais até o lançamento final no meio ambiente.

Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas.

Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário de varrição e limpeza de logradouros e vias públicas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, a sua opinião