Arquivo do blog

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Prefeitura promove VII Conferencia Municipal de Saúde

Foto-0053

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (25) no Teatro Violeta Arrais, a VII Conferência Municipal de Saúde. O evento teve como objetivo, avaliar a situação e a política municipal de saúde, debatendo o tema: “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”. Na ocasião foram discutidas e votadas as propostas de Nova Olinda e, eleição dos delegados para participação na Conferência Estadual de Saúde.

Foto-0054
Participaram os profissionais da saúde, representantes do conselho municipal de saúde, sindicato dos servidores, associações de bairros, professores, representantes eclesiásticos, e a comunidade em geral.

O secretário Pedro Neto de Sousa representou o Prefeito Afonso Sampaio, o vereador presidente Ronaldo Sampaio representou a câmara municipal, também, participaram as vereadoras Rita Luna (PRP) e Alzeny Rodrigues (PSB.

A abertura oficial contou com a banda municipal executando o Hino Nacional Brasileiro. Na sequência o Secretário de Saúde Pedro Neto, discursou lembrando que “a Conferência é um debate, onde os cidadãos tem a oportunidade de sugerir e opinar a respeito da saúde pública do município”, destacou. Para o secretário o SUS ”é o melhor plano de saúde que existe” disse.

Ainda na abertura o presidente da câmara, Ronaldo Sampaio, agradeceu em nome do prefeito Afonso Sampaio pela colaboração de todos que se empenharam para a realização do evento, sobretudo, dos membros do conselho municipal de saúde. “A presença da nossa gente é muito importante, para que possamos melhorar as condições da saúde dos novo-olindenses. É momento de ouvir as necessidades da comunidade e buscar soluções, os profissionais fazem saúde com dedicação e isso é muito importante”, destacou.

Em seguida, o enfermeiro Cícero Airton Sampaio, coordenador da atenção básica apresentou um quadro comparativo da situação da saúde do município nos últimos 4 anos. Conforme os números apresentados os índices obtiveram uma significativa melhora no período de 2006 a 201º e mostrou onde ainda precisa melhorar.

O tema central da Conferência foi explanado pela enfermeira Zenilda Alencar voltada para a humanização do atendimento na saúde com foco no acolhimento dos usuários.

Depois disso, os participantes foram divididos em grupo para discutir propostas do município para melhorar a saúde do próprio local e enviar sugestões para a conferencia estadual. No final foram eleitos delegados a conferencia estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, a sua opinião