Arquivo do blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Vândalos depredam praça, cemitério e igreja matriz que levam o nome de São Sebastião em Nova Olinda

 
IMG_2969  IMG_2978
NOVA OLINDA - Uma praça, o cemitério municipal e a igreja matriz desta cidade foram atacados por um bando de vândalos durante a madrudada de quarta-feira (17). Os três bens de uso público levam o nome do padroeiro São Sebastião. A praça fica no entorno da igreja matriz, no centro, e foi depredada pelos baderneiros sendo arrancado alguns enfeites da alameda. Uma grade de ferro e parte de uma coluna no portão de entrada da sacristia da igreja matriz também foram arrancados e derrubados respectivamente. O cemitério, que fica às margens do rio Cariús na parte norte da cidade sofreu maior depredação. Foram  destruídos vitrôs e cruzes de túmulos. Eles arrombaram gavetas de túmulos e quebraram cadeados de portas de jazigos. Ao todo, nossa reportagem contou cerca de 10 túmulos violados e em alguns nem a capela escapou, como a do jazigo da família do ex-prefeito José Alves de Lima (Elúzio).

De acordo com informações de populares, os vândalos invadiram o local durante a madrugada, pulando os muros e nada foi furtado.
IMG_2963 IMG_2965

O comandante do Pró-Cidadania, SD PM Landim, informou que, no caso do Cemitério, não houve registro de furto mas a prática de vandalismo é inaceitável. Esta manhã a PM com apôio do Pró-Cidadania sob o comando do Sub-Tenente PM Lira, encarregado da Unidade Policial de Nova Olinda, efetuaram diligencias e graças a denúncias de populares chegaram a alcunha de alguns suspeitos que até o momento não estão qualificados, mas ao que tudo indica são menores “acoloiados” com pelo menos um maior que também não teve o nome revelado pela polícia.

O comandante do Pró-Cidandania vê relação entre os casos e justifica que todos os atos de vandalismo foram registrados numa mesma noite e todos contra os bens de uma mesma cultura religiosa, inclusive, recebem o mesmo nome, no caso, o do padroeiro da cidade.

O administrador da Paróquia padre Tarciso de Sales lamentou profundamente o ocorrido. Em entrevista ao programa FM Notícia da Rádio Nova Olinda o vigário disse que se trata de uma “ação lamentável e criminosa que afeta a cultura sagrada dos cristãos de sepultar os corpos dos seus mortos para o descanço eterno” disse. “Por isso, o cemitério é um campo sagrdo para a igreja” justifica.

O prefeito Afonso Domingos Sampaio que está viajando em Fortaleza afirmou que, também, lamenta o ocorrido e anunciou que assim que estiver de volta a cidade amanhã tomará medidas para garantir a segurança no cemitério municipal.

A PM, por sua vez, está relatando os fatos em um Termo Circunstancial de Ocorrencia (TCO) que será levado a autoridade policial competente para instauração do inquérito que irá investigar o assunto.

Veja todas as fotos da reportagem de Ranilson Silva com apoio técnico de carlos Erivelton

Um comentário:

  1. Isso é realmente lamentável, coisa de quem não tem o que fazer.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário, a sua opinião