Arquivo do blog

segunda-feira, 13 de maio de 2013

PREFEITO INAUGURA SEDE DO PAA – PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

 

Foto0084

O prefeito Ronaldo Sampaio (PSD) inaugurou na manhã desta segunda-feira, 13,  o escritório Central do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar em Nova Olinda que vai funcionar anexo a sede da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural. A coordenadora estadual do programa, Graça Duarte, representou o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Nelson Martins.  O PAA é executado pelo Governo do Estado, através da Ematerce e financiado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, com contrapartida do governo estadual e do município.

Foto0076A coordenadora estadual falou que as principais ‘vertentes’ do programa são a garantia da compra direta dos produtos aos agricultores familiares com preços mínimos de tabela garantida pela Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, o que garante sempre um bom preço aos insumos e a distribuição gratuita para instituições públicas e sociais. Ela também garantiu que não há limites para a contratação de fornecedores para o PAA e lembrou que outra possibilidade de contratação  é o PNAE “outro programa do governo que garante aos agricultores familiares uma cota de 30% para fornecimento da merenda escolar” contou.

O secretário José Humberto Pereira da Silva anunciou que o PAA começa em Nova Olinda atendendendo a 20 agricultores familiares cadastrados e sete instituições beneficiadas. O secretário previu que já no segundo semestre deste ano outros 47 agricultores ja cadastrados serão incluídos como fornecedores do programa.

O prefeito Ronaldo Sampaio lembrou que o PAA promove a inclusão social e econômica no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar, e o acesso das populações a alimentos saudáveis. O prefeito ressaltou ainda que o programa cria um canal formal para a comercialização da produção da agricultura familiar gerando trabalho e renda. Ronaldo Sampaio também destacou que os produtos são comprados dos agricultores por um preço justo e destinados para a alimentação de escolas públicas, creches, entidades de apoio aos idosos, hospital, delegacia municipal e demais instituições de assistência social.

As instituições que inicialmente serão atendidas pelo programa no município são as escolas municipais Reunidas Santo Espedito de Triunfo; 15 de Novembro do sítio Tabuleiro; Alvim Alves do sítio Zabelê e José Liberalino da Vila Alta. E ainda a Unidade Mista de Saúde Ana Alencar Alves, O Núcleo de Convivencia da 3ª idade e a Cadeia Pública Municipal.

Foto0080

Os principais produtos adqueridos no primeiro dia de funcionamento do PAA no município foram o milho e o fejão – verde, carnes de frango, bolos, doces, cocadas, cheiro-verde, cebolinha-verde, maracujá, mel de abelha e queijo.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, a sua opinião