Arquivo do blog

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Menina Benigna “Serva de Deus” faria hoje 85 anos de vida em Santana do Cariri

Hoje é o aniversário de nascimento de uma pessoa que ficou conhecida em todo o Brasil e no mundo pela sua morte. Benigna Cardoso da Silva (Foto - Retrato Ilustrado). Ela nasceu em 15 de outubro de 1928, na localidade de Sítio Oitís, Distrito de Inhumas a 2 km da sede de Santana do Cariri onde 13 anos mais tarde, no ano de 1941, perdeu a vida de forma trágica. Ela morreu de forma heroica para salvar a própria virgindade, e isso é a razão que inspira muitos devotos, em virtude do seu amor a cristo, pois, de acordo com o dossiê sobre a morte da jovem mártir entregue à Roma com um pedido de beatificação ela havia devotado sua castidade em sinal de amor a Jesus Cristo. Como se negou a entregar-se ao seu algoz, benigna foi morta a golpes de facão. Depois de sua morte a menina passou a ser considerada santa pela população pelo seu grande gesto de amor e coragem apesar da pouca idade. Do assassino sabe-se muito pouco, apenas que se chamava Raul Alves e que tinha a mesma idade da vítima, 13 anos. Fontes históricas mostram que ele chegou a ser preso e cumpriu pena em um abrigo em Fortaleza.

Se viva fosse a menina benigna completaria hoje 85 anos de vida, mas no próximo dia 24 será realizada a 10ª Romaria justamente para lembrar os 72 anos do martírio da jovem Benigna Cardoso da Silva, considerada santa, no distrito de Inhumas, em Santana do Cariri. Em fevereiro deste ano, em Roma, o Vaticano autorizou a abertura de um processo que pode levar a beatificação da menina Benigna. Na ocasião a jovem que ficou conhecida popularmente como a heroína da castidade recebeu da igreja o título de "Serva de Deus". No mês de março seguinte a diocese de Crato abriu oficialmente o processo de Beatificação sob a coordenação do padre italiano Vitaliano Mattioli. 

A foto ilustrada à cima é uma imagem de internet. Não existe uma foto ou qualquer outra imagem natural de Benigna, mas os estudos históricos feitos pela Diocese desde o ano de 2011 revelam que ela era uma menina de estatura média, morena clara, cabelos e olhos castanho escuros, rosto arredondado e queixo afinado. Estas características permitiram aos integrantes da comissão responsável pelos levantamentos históricos, a elaboração de um retrato falado da mártir, em que pese as controvérsias, mas uma réplica encontra-se exposta na capelinha dedicada a ela na entrada da Vila onde a "mártir da pureza" viveu e foi martirizada. No local existe um pote que ela carregava na hora do assassinato e está envolto a uma redoma de vidro, com esculturas que retratam o momento em que era morta. Lá, os fiéis fazem orações, fazem pedidos e agradecimentos por graças alcançadas. Também como referência do seu martírio os peregrinos visitam o local da sua morte onde foi erguido um cruzeiro. O santuário de pedra erguido pelos romeiros, o túmulo da santa e um vestido guardado como relíquias são os principais itens de veneração, no entanto, até mesmo a escola onde a menina estudou virou ponto de romaria. Na pequena Vila, os moradores preservam ainda um tipo de pedras negras que dizem conter o sangue derramado de benigna durante a sua provação.

Os restos mortais de Benigna Cardoso da Silva foram sepultados na Igreja Matriz de Santana do Cariri no mês de maio do ano passado e desde então virou mais um local de visitação dos peregrinos.  

Há muita fé e devoção por ela. A veneração a Benigna acontece durante todo o ano, e atrai pessoas de Santana do Cariri e de cidades vizinhas. Mas, é o dia 24 de outubro, data dedicada ao seu martírio o dia de maior romaria na cidade.   


Um comentário:

  1. Atenção Blogueiro novolindense!
    Estamos lhes convidando a compartilharem suas postagens no Grupo da Rede de Blogs no Facebook em:
    https://www.facebook.com/groups/441152389306889/
    Este espaço também é seu! Compartilhe conteúdo e informação!
    Um abraço a todos!
    http://www.rededeblogsno.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário, a sua opinião