Arquivo do blog

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

[Missão em Santa Catarina] Prefeito diz em entrevista que consórcios municipais podem reduzir custos e melhor os serviços de saúde


Um grupo formado por 30 prefeitos cearenses conheceu, nessa semana, projetos desenvolvidos por cidades de Santa Catarina, na região sul do país, nas áreas do consórcio de resíduos sólidos e reciclagem, sistemas de abastecimento d’água e a integração de ações nas áreas de saúde.
O prefeito Afonso Sampaio, de Nova Olinda, e Nilson Diniz, do Cedro, que é o vice-presidente da Associação dos Prefeitos e Prefeituras do Ceará (Aprece), fazem parte da comitiva que encerram as visitas técnicas nesta quinta-feira.
Em entrevista exclusiva para a Rádio Nova Olinda FM Afonso Sampaio contou que “a viajem foi muito boa” e que foi possível conhecer as experiências da associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí - AMMVI, do Consórcio Intermunicipal de Saúde -CIS-AMVI; do Consórcio Intermunicipal de Saneamento – AGIR.
Sampaio explicou que ele participou de várias reuniões técnicas desses setores e pode coletar informações privilegiadas que vai, segundo o prefeito, oferecer aos gestores o conhecimento capaz de  desenvolver, nas suas comunidades, projetos que possam melhorar a vida da população a um custo menos oneroso para a máquina pública a partir das experiencias visitadas, sobretudo, da visão dos consórcios municipais do vale do Itajaí que, ainda conforme, o prefeito de Nova Olinda pode servir de modelo para a “região metropolitana do cariri da qual o município faz parte” lembrou. 
Afonso Sampaio destacou, na conversa com o radialista Ranilson Silva, que a viagem tem o apoio da Aprece e lamentou que mais colegas prefeitos de municípios do Cariri deveriam ter participado [da missão] para aprimorar e reforçar ‘ações de fortalecimento dos municípios na região” disse. Um exemplo, citado pelo prefeito Afonso Sampaio, são os Consórcios Intermunicipais de Saúde que, como demonstrado nas reuniões temáticas, conseguiram, conforme afirmou, reduzir os custos dos atendimentos de média e alta complexidade e a significativa melhoria dos serviços prestados a população.
No roteiro da viajem foram visitadas as cidades de  Itajaí, Blumenau, Timbó e Florianópolis. Também fazem parte da comitiva municipal os prefeitos Dariomar Soares, de Altaneira, Diego Feitosa, de Missão Velha.
O encerramento da missão acontece nesta tarde  na cidade de Timbó [leste do estado], para uma visita técnica ao consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos – CIMVI. Lá os prefeitos irão conhecer o aterro sanitário da cidade e projetos de coleta e de destinação dos resíduos sólidos.
Durante a entrevista o prefeito destacou também os potenciais turísticos que são bem aproveitados pelos consórcios municipais para gerar renda, trabalho e divisas a partir de uma visão de desenvolvimento integrado e sustentável dos municípios dentro da região. A cidade de timbó, por exemplo, faz parte de um corredor Turístico que é integrante da microrregião de Blumenau que por sua vez fazem parte da mesorregião do vale do Itajaí.
Nesse contexto todo o vale é contemplado dentro da política do turismo, enquanto Blumenau e Timbó são valorizados como destinos membros perfazendo uma rede regional para o turismo. Isso fortalece a cadeia turística na região e distribui emprego e renda ao passo em que se aproveita todas as potencialidades [micro e meso] regional
Mesorregião 
É, uma subdivisão dos estados brasileiros que congrega diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais, que por sua vez, são subdivididas em microrregiões. Foi criada pelo IBGE e é utilizada para fins estatísticos e não constitui, portanto, uma entidade política ou administrativa.
Microrregião 

É, de acordo com a Constituição brasileira de 1988 (art. 25, §3°), um agrupamento de municípios limítrofes.
Sua finalidade é integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, definidas por lei complementar estadual.     
Fotos: divulgação   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, a sua opinião