Arquivo do blog

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Ciclo de Reis tem abertura na próxima sexta-feira, 22, com grande cortejo em Juazeiro do Norte



Será realizado na próxima sexta-feira, a partir das 16 horas, com concentração da Praça da Prefeitura, um dos maiores cortejos da cultura popular da história de Juazeiro do Norte, com a abertura do Ciclo de Reis. Estarão participando 43 grupos de tradição da cidade, com diversos personagens da cultura. O evento está dentro da programação do Natal de Paz, realizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte. Os participantes seguem até a praça Padre Cícero.

O Natal de Paz em Juazeiro do Norte traz uma programação voltada para as tradições populares referentes ao período natalino. O objetivo é fomentar, valorizar e difundir essas manifestações culturais que são tão fortes no Município.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura (Secult), realizará o projeto Ciclo de Reis, entre os dias 25 de dezembro de 2017 e 06 de janeiro de 2018. Durante a programação, diversos grupos de cultura realizarão visitas a residências e cortejos nas ruas. 

Segundo a coordenadora do projeto, Maria Gomide, a proposta da Secult é promover a descentralização dos festejos por toda a cidade, a integração de diferentes gerações nas comunidades (crianças, jovens, idosos) e o estímulo à economia criativa nos diversos bairros onde a programação esteja sendo realizada. “Queremos retomar as antigas práticas como as “rezas do divino”, quando os reisados visitam as casas para louvar o Sagrado Coração de Jesus, as terreiradas e brincadeiras dos grupos e a queima das palhinhas dos presépios”, comenta Maria Gomide.

A programação contemplará a apresentação de 22 grupos de reisado de Juazeiro do Norte (categorias adulto e infantil), 13 grupos de banda cabaçal, cinco grupos de lapinha, além manifestações como coco, maneiro pau e mamulengo, que circularão pelos bairros Aeroporto, Centro, Franciscanos, Frei Damião, Jardim Gonzaga, João Cabral, Pedrinhas, Pio XII, Sítio Popô, Romeirão e Triângulo.

Fonte: ascom Juazeiro do Norte
Fotos: Helio Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, a sua opinião