Arquivo do blog

quarta-feira, 7 de março de 2018

[Juazeiro do Norte] SESAU promove seminário para servidoras em alusão ao Dia da Mulher


Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte realizou, na manhã desta terça-feira (06), um seminário voltado para as auxiliares de serviços gerais de toda a rede pública de saúde do Município.

O evento aconteceu no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), e de acordo com a coordenadora da Atenção Primária, Jaqueliny Guimarães, foi pensado para promover a autoestima e motivação dessas mulheres. “O nosso objetivo foi fazer com que as servidoras refletissem sobre a sua importância enquanto mulher e sobre a questão da autoestima, da valorização delas no seio familiar e na sociedade. E dessa forma motivá-las a cada dia se superarem mais e enxergarem o melhor que elas podem trazer para si e o próximo”, afirmou. 

Na abertura, a Secretária Executiva de saúde, Francimones Rolim, falou que o momento era uma forma simbólica da Secretaria de Saúde homenagear a todas elas, que realizam um trabalho fundamental para o funcionamento dos equipamentos da saúde. “Não tem ninguém mais importante nem menos importante, todos são importantes. Precisamos muito do trabalho de vocês. E só podemos trabalhar bem se estivermos bem, se tivermos uma vida social e emocional tranquila”, ressaltou a Secretária Executiva.

A programação contou com as palestras “Mulheres Resilientes”, ministrada pela apoiadora institucional do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS-CE), Neidjane Vasques, e “Mulher e o espetáculo da vida”, ministrada pela psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD), Tâmara Souza. Durante as palestras, as mulheres foram convidadas a refletirem sobre suas vidas, desafios diários, cuidados com a saúde mental e compartilharam sonhos a serem alcançados.

As servidoras foram homenageadas com uma rosa e foram maquiadas por profissionais, para em seguida serem fotografadas, como uma forma de elevar sua autoestima. Houve ainda um momento de alongamento físico, com educador físico do CAPS AD. Ao final, alguns brindes foram sorteados.

“Foi muito bom. Seria interessante acontecer mais vezes. Me senti valorizada”, relatou a auxiliar de serviços gerais da Unidade Básica de Saúde 57, Maria Betiza. “A gente percebeu que o fato de ser focado para as auxiliares de serviços gerais fez com que elas se sentissem valorizadas enquanto categoria. E é isso que a nossa coordenação busca, valorizar todos os profissionais que compõem a Estratégia Saúde da Família, para que a gente tenha uma equipe completa motivada”, concluiu a coordenadora Jaqueliny Guimarães.

Programação na Praça da Alegria

No dia 08 de março, dando continuidade às comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde irá promover uma manhã de atividades na Praça da Alegria, bairro Novo Juazeiro, a partir das 8h. O momento contará com diversas ações e serviços de saúde, entre eles aferição de pressão arterial, testes rápidos, orientações de combate às arboviroses, massoterapia, atividades físicas, orientações sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

Fonte: ASCOM - PM JUAZEIRO DO NORTE / Fotos: Helio Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, a sua opinião