Arquivo do blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Cortejo de fantasias improvisadas completará nove anos no Gesso


Criatividade é o que não falta na Comunidade do Gesso, no Crato. O Coletivo Camaradas realizará esse ano a nona edição do Dia das Crianças. A tradição do evento é o cortejo de fantasias improvisadas, em que adultos e crianças criam suas próprias fantasias com os adereços que produzem ou já têm em casa. Artistas, pesquisadores, educadores, crianças e adultos fantasiados percorrem as ruas num cortejo animado por cores e tambores.

Esse ano serão realizadas oficinas preparatórias para o cortejo. Estão previstas as seguintes: confecção de máscaras, placas e estandartes, customização de fantasias, pintura de rosto e cafuringas. As oficinas acontecerão na primeira e segunda semanas de outubro.

Outra característica do Dia das Crianças no Gesso é o combate ao consumismo infantil que a data propõe. No dia das crianças, o Coletivo Camaradas não distribue brinquedos. A ideia é promover uma nova forma de pensar sobre essa comemoração, em que a solidariedade, a partilha, a troca de saberes e afetos e o processo de organização comunitária sejam mais significativos do que o consumo que estão impostos e incentivados às crianças. 

O Dia das Crianças no Gesso consta ainda de apresentações artísticas,   brincadeiras, feiras e a distribuição de guloseimas,  mudas de plantas  medicinais e frutíferas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, a sua opinião