Arquivo do blog

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

[Nova Olinda] Sucuri de 2 metros é morta por moradores no centro da cidade


Populares capturaram e mataram uma sucuri de aproximadamente 2 metros de comprimento em Nova Olinda, município da microrregião da chapada do Araripe, Ceará, a 550 Km de Fortaleza, na madrugada deste domingo (2). A cobra passeava livremente pela rua Nazário Ribeiro no centro da cidade. 

Segundo o comerciante Hugo Wedson da Franca, a cobra se dirigia na direção da igreja matriz pelo meio da rua quando, hoje por volta das 02h00, quando foi percebida e atacada por um grupo de homens não identificados que também passavam pelo local. Quando ele se deu conta, “a cobra já estava agonizando devido as pancadas que recebeu dos populares", conta.

O comerciante lamentou que as pessoas não tivessem o conhecimento de que a cobra é importante para o ecossistema “é uma perda para a natureza infelizmente” disse. Hugo Wedson contou que ainda procurou socorro para a sucuri junto a Polícia Militar e Nova Olinda e no Batalhão Ambiental da região, mas não foi atendido. Minutos depois a cobra acabou morrendo e o comerciante disse que não sabe o que fazer com o corpo da cobra que ficou na rua em frente a sua casa. 

De acordo com Luciana Frazão, pesquisadora de cobras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), não é comum ter registros frequentes de ataques de sucuris a humanos. Segundo ela, a espécie de cobra não é venenosa, mas tem grande tamanho e força. O comerciante estima que a cobra morta em Nova Olinda tenha entre 4 e 5 metros de comprimento. 

"Elas alcançam de 7 a 8 metros. Já teve registros de sucuris maiores de até 10 metros. Apesar de não serem venenosas, elas mordem e podem afogar uma pessoa, por ter muita força", disse Luciana ao portal G1. 

A pesquisadora informou ainda que as sucuris não têm humanos como presas, mas podem atacar caso se sintam ameaçadas. "Como elas são muito fortes quando adultas, as sucuris podem sim ter força suficiente para matar uma pessoa ou até afogá-la - já que são mais aquáticas e podem segurar uma pessoa embaixo da água", comentou.

Umas das possibilidades é que a cobra morta em Nova Olinda tenha saído do leito do rio Cariús que fica a cerca de 500 metros de onde foi localizada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, a sua opinião