Arquivo do blog

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

[Saúde Animal] Prorrogado o prazo de vacinação do rebanho contra a febre aftosa


O encerramento do prazo para a vacinação contra a febre aftosa, inicialmente previsto para primeiro de dezembro, foi adiado para o próximo dia 10. Esta segunda fase da campanha de vacinação é obrigatória para todos os bovinos e bubalinos, na faixa etária de até 24 meses.

No mesmo período, os criadores estão obrigados a fazer a declaração de todos os animais, de qualquer idade, para atualização cadastral na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), de acordo com coordenador estadual da campanha de vacinação contra a febre aftosa, Joaquim Sampaio Barros.

A meta superior a 90% permite estabelecer uma barreira imunológica capaz de preservar o rebanho, protegendo da doença para que o estado continue livre da febre aftosa com vacinação.

Joaquim Sampaio esclarece que 

"a campanha de vacinação do rebanho precisa acontecer ainda nos dois períodos definidos pelo Ministério da Agricultura (maio e novembro) para conseguir, a curto prazo ser zona livre de aftosa sem vacinação"disse.

Certificado Internacional

O Brasil recebeu, em Paris, o certificado de zona livre de febre aftosa com vacinação, outorgado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e precisa manter o calendário de vacinação para continuar com a possibilidade de exportar para Europa, África e Ásia os produtos de origem bovina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, a sua opinião