Prefeitura promove VII Conferencia Municipal de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (25) no Teatro Violeta Arrais, a VII Conferência Municipal de Saúde. O evento teve como objetivo, avaliar a situação e a política municipal de saúde, debatendo o tema: “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”. Na ocasião foram discutidas e votadas as propostas de Nova Olinda e, eleição dos delegados para participação na Conferência Estadual de Saúde.
Participaram os profissionais da saúde, representantes do conselho municipal de saúde, sindicato dos servidores, associações de bairros, professores, representantes eclesiásticos, e a comunidade em geral.
O secretário Pedro Neto de Sousa representou o Prefeito Afonso Sampaio, o vereador presidente Ronaldo Sampaio representou a câmara municipal, também, participaram as vereadoras Rita Luna (PRP) e Alzeny Rodrigues (PSB.
A abertura oficial contou com a banda municipal executando o Hino Nacional Brasileiro. Na sequência o Secretário de Saúde Pedro Neto, discursou lembrando que “a Conferência é um debate, onde os cidadãos tem a oportunidade de sugerir e opinar a respeito da saúde pública do município”, destacou. Para o secretário o SUS ”é o melhor plano de saúde que existe” disse.
Ainda na abertura o presidente da câmara, Ronaldo Sampaio, agradeceu em nome do prefeito Afonso Sampaio pela colaboração de todos que se empenharam para a realização do evento, sobretudo, dos membros do conselho municipal de saúde. “A presença da nossa gente é muito importante, para que possamos melhorar as condições da saúde dos novo-olindenses. É momento de ouvir as necessidades da comunidade e buscar soluções, os profissionais fazem saúde com dedicação e isso é muito importante”, destacou.
Em seguida, o enfermeiro Cícero Airton Sampaio, coordenador da atenção básica apresentou um quadro comparativo da situação da saúde do município nos últimos 4 anos. Conforme os números apresentados os índices obtiveram uma significativa melhora no período de 2006 a 201º e mostrou onde ainda precisa melhorar.
O tema central da Conferência foi explanado pela enfermeira Zenilda Alencar voltada para a humanização do atendimento na saúde com foco no acolhimento dos usuários.
Depois disso, os participantes foram divididos em grupo para discutir propostas do município para melhorar a saúde do próprio local e enviar sugestões para a conferencia estadual. No final foram eleitos delegados a conferencia estadual.
Em:: Conferencia, Saúde