Vândalos depredam praça, cemitério e igreja matriz que levam o nome de São Sebastião em Nova Olinda
NOVA OLINDA - Uma praça, o cemitério municipal e a igreja matriz desta cidade foram atacados por um bando de vândalos durante a madrudada de quarta-feira (17). Os três bens de uso público levam o nome do padroeiro São Sebastião. A praça fica no entorno da igreja matriz, no centro, e foi depredada pelos baderneiros sendo arrancado alguns enfeites da alameda. Uma grade de ferro e parte de uma coluna no portão de entrada da sacristia da igreja matriz também foram arrancados e derrubados respectivamente. O cemitério, que fica às margens do rio Cariús na parte norte da cidade sofreu maior depredação. Foram destruídos vitrôs e cruzes de túmulos. Eles arrombaram gavetas de túmulos e quebraram cadeados de portas de jazigos. Ao todo, nossa reportagem contou cerca de 10 túmulos violados e em alguns nem a capela escapou, como a do jazigo da família do ex-prefeito José Alves de Lima (Elúzio).
De acordo com informações de populares, os vândalos invadiram o local durante a madrugada, pulando os muros e nada foi furtado.
O comandante do Pró-Cidadania, SD PM Landim, informou que, no caso do Cemitério, não houve registro de furto mas a prática de vandalismo é inaceitável. Esta manhã a PM com apôio do Pró-Cidadania sob o comando do Sub-Tenente PM Lira, encarregado da Unidade Policial de Nova Olinda, efetuaram diligencias e graças a denúncias de populares chegaram a alcunha de alguns suspeitos que até o momento não estão qualificados, mas ao que tudo indica são menores “acoloiados” com pelo menos um maior que também não teve o nome revelado pela polícia.
O comandante do Pró-Cidandania vê relação entre os casos e justifica que todos os atos de vandalismo foram registrados numa mesma noite e todos contra os bens de uma mesma cultura religiosa, inclusive, recebem o mesmo nome, no caso, o do padroeiro da cidade.
O administrador da Paróquia padre Tarciso de Sales lamentou profundamente o ocorrido. Em entrevista ao programa FM Notícia da Rádio Nova Olinda o vigário disse que se trata de uma “ação lamentável e criminosa que afeta a cultura sagrada dos cristãos de sepultar os corpos dos seus mortos para o descanço eterno” disse. “Por isso, o cemitério é um campo sagrdo para a igreja” justifica.
O prefeito Afonso Domingos Sampaio que está viajando em Fortaleza afirmou que, também, lamenta o ocorrido e anunciou que assim que estiver de volta a cidade amanhã tomará medidas para garantir a segurança no cemitério municipal.
A PM, por sua vez, está relatando os fatos em um Termo Circunstancial de Ocorrencia (TCO) que será levado a autoridade policial competente para instauração do inquérito que irá investigar o assunto.
Veja todas as fotos da reportagem de Ranilson Silva com apoio técnico de carlos Erivelton
Veja todas as fotos da reportagem de Ranilson Silva com apoio técnico de carlos Erivelton
Em::