[Juazeiro do Norte] Reforma da Praça Padre Cícero terá resgate de conceitos originais

Aguardado com muita expectativa pela população juazeirense, o projeto que resgata conceitos originais da praça, teve a primeira apresentação diante de uma plateia que vivenciou parte da história do local. O livro traz imagens da antiga arquitetura, os bancos e as casas que tinham em volta. O escritor resgata histórias das mais diversas, desde as lembranças dos enamorados, recordações de infância, aos momentos marcantes das origens do local, como praça da Liberdade.
Originalidade
A reforma do espaço terá R$ 4,5 milhões, com investimentos do Governo do Estado, e R$ 1,4 milhões do Governo Federal. Os recursos já estão garantidos e o projeto foi enviado para licitação na semana passada. Com a proposta de resgatar a originalidade da praça, serão utilizados materiais como ladrilho hidráulico, bancos de granilite, postes coloniais, e o mesmo desenho urbano da época, com restauração da coluna da hora, além da instalação de novas lixeiras.
Pesquisa
Gizele Menezes afirmou que a ideia foi um resgate da história, que se deu com fotos antigas, depoimentos de pessoas da época e por meio da memória do Prefeito, que lembrou pormenores do espaço. “Então, esse traçado antigo que a gente resgatou, foi o próprio Prefeito que fez todo o desenho e, por meio de fotografias, detectamos como era o piso, os bancos e as cores”, disse. Daniel destaca que o livro é uma espécie de “garoto propaganda da reforma”, que retrata a praça quando ela tinha todo o seu glamour e era um equipamento de lazer em Juazeiro do Norte. A população juazeirense, de um modo geral, espera que a praça retorne ao seu formato original.
Fotos: Anderson Duarte / Elizangela Santos
Reportagem: imprensa@juazeiro.ce.gov.br