Governador lança o Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo

RANILSON SILVA | 06:46 |



Na data em que se comemora os 90 anos do cratense Sérvulo Esmeraldo (1929 - 2017), nesta quarta-feira (27), o Governador do Ceará, Camilo Santana, em solenidade no Palácio da Abolição, assinou o Projeto de Lei que institui 2019 como o Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo. O Secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê, participou do momento representando todo o Governo Municipal.


Conforme afirmou o governador em sua rede social, “uma justíssima homenagem a um dos maiores artistas do país e que completaria 90 anos hoje. Até dia 27 de fevereiro de 2020 teremos uma grande programação em reconhecimento ao querido artista cratense, meu conterrâneo. Agradeço à esposa, Dodora Guimarães Esmeraldo, à irmã, Diana Esmeraldo, e a todos que compareceram ao evento de hoje”.



“Foi uma solenidade de muita emoção, onde Camilo ressaltou a importância do Sérvulo para o Estado e eu ‘cá comigo’ pensando na importância dele para o Crato. Ele nasceu e estudou aqui e foi para o mundo levando o Crato com ele. Aonde chegava, falava de sua cidade. É um presente divino que o Crato teve. Era uma pessoa de uma inteligência extraordinária”, descreveu Dedê.



Atualmente, o Crato dispõe de algumas obras de Sérvulo Esmeraldo expostas na Encosta do Seminário. O prédio do Manoel de Abreu, que abrigará o Centro Cultural do Cariri, deverá ter um espaço destinado para as obras deste grande artista, que foi escultor, gravador, ilustrador e pintor, ação já sinalizada pelo Chefe do Executivo Estadual.



“A casa que ele viveu está em processo de tombamento pelo Estado. Tudo isso é uma forma de reconhecimento do valor do Sérvulo, de sua obra e de preservar a memória e a historia dele”, finalizou o secretário.



Participaram da solenidade, a esposa, Dodora Guimarães Esmerado, a irmã, Diana Esmeraldo; o presidente da Assembleia Legislativa, Dr. Sarto; o Deputado Estadual Acrísio Sena; o Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba; e várias outras autoridades.



Os festejos de lançamento do Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo continuaram à tarde, no Cine São Luiz, em Fortaleza, com a entrega de várias homenagens e a exibição de um documentário sobre o artista.

Em:: , ,

Seguidores