Estácio sedia I Congresso Nacional de Tanatologia em Juazeiro do Norte

RANILSON SILVA | 12:13 |

A Estácio em Juazeiro do Norte está com inscrições abertas para o I Congresso Nacional de Tanatologia – CONATAN. O evento acontece de 02 a 04 de maio, com a temática “Perdas e Luto no Cenário Contemporâneo”, realizado por meio do laboratório de Tanatologia da Faculdade de Medicina.

O Congresso contará com a participação de pesquisadores, profissionais e estudantes das diversas áreas do conhecimento e que tenham interesse pela temática. O objetivo do encontro é pontuar saberes e reflexões em torno da educação para o luto por meio de palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, conferências e discussões em parcerias com diversas instituições.

No dia 02, a partir das 08 horas, no Auditório da Estácio, acontecerá a I Mesa Redonda, que abordará o tema: Tanatologia e Religiosidade. A mediadora do evento será a Dra. Alcimara Aparecida Föetsch (Unespar). Participam do debate: Dra. Maria do Carmo Pagan Forti (Seminário São José); Professor Marcelo Cruz de Oliveira (Centro Espírita Nossa Lar, Estácio e Universidade Federal do Cariri - UFCA); Professor Doutor Cícero Joaquim dos Santos (URCA); Prof Ms. Padre George Brito (Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Crato); e Pastor Tiago Medeiros.

A palestra de abertura do Congresso acontece às 19 horas, com a temática “Educação para a morte no Século XXI”, ministrada pela professora e maior referência na área no Brasil, Dra. Maria Júlia Kovács.

Durante o encontro, haverá premiação de trabalhos, com apresentações orais e banners. Os trabalhos deverão ser inscritos até o próximo dia 15, para avaliação.

No dia 04, terá um momento especial que trará a leitura das cartas dos romeiros, com foco em temas como perda, luto, fé e esperança. Durante a manhã, estará em discussão “Tanatologia e Educação”, tendo como mediadora a professora e pedagoga Maria Loureto de Lima.

Ao longo do dia a programação trará ainda discussões sobre “Luto Infantil”, com a professora Joana Esmeraldo (Estácio-FMJ); “Tanatologia: Psicologia, emergência e desastres”, com a Professora Dra. Elaine Alves (USP); “Suicídio”, com o Prof. Dr. Modesto Rolim (Estácio-FMJ, UFCA e FJN); “Cuidados paliativos e morte com dignidade”, com a Professora Dra. Maria Julia Kovács (USP); “Tanatologia e Educação: Representações da morte na literatura”, como o Prof. Lorscheider Carvalho Peixoto (Clínica de Psicanálise).


Os minicursos trarão ainda temas como “Tanatologia e filosofia”; “Perdas e Luto: atenção e sensibilidade”; “Narrativas sobre a morte, o morrer e os mortos”; “A fisiologia da dor: perdas e luto, Envelhecimento e finitude?”; e “Grupo Terapêutico: Acolhimento e apoio à dor do enlutado”.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site: www.congressotanatologia.com.

Por Elizangela Santos

Em::

Seguidores