[Nova Olinda] Há 3 anos Ronaldo Sampaio era afastado do cargo pela justiça
O então prefeito de Nova Olinda, Francisco Ronaldo Sampaio, foi afastado do cargo pela justiça há exatamente 3 anos. No dia 10 de maio de 2016 a justiça determinou o seu afastamento, pelo prazo de 120 dias, por suspeita de contratação de funcionário "fantasma". A decisão, pronunciada na terça-feira (10), foi motivada por uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).
Na decisão o juiz da Comarca de Nova Olinda, Herick Bezerra Tavares, reconheceu a existência de indícios da prática de atos de improbidade administrativa na gestão do prefeito Ronaldo Sampaio.
Começava ali as idas e vindas ao cargo que acabou com a trágica morte do prefeito Ronaldo Sampaio.
Veja a trajetória do caso Ronaldo
Ano: 2016
Sexta-feira, 10 de Maio
Decisão do juiz de Nova Olinda afasta Ronaldo Sampaio do cargo
Sexta-feira, 17 de Junho
Decisão monocrática da presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-CE), a desembargadora Iracema do Vale determinou o retorno de Ronaldo Sampaio ao cargo
Segunda-feira, 20 de Junho
Por sete votos a dois, os vereadores da cidade resolveram que o prefeito seria afastado novamente por mais 120 dias
Sexta-feira, 22 de julho
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar determinando a suspensão do afastamento de Ronaldo Sampaio.
Quarta-feira, 27 de Julho
O prefeito foi encontrado morto em um matagal no limite com a cidade de Crato, na Floresta Nacional do Araripe. De acordo com a Polícia Civil, o gestor foi achado enforcado em uma árvore na comunidade do Sítio Zabelê.
Suicídio ou Assassinato?
O caso chegou a ser tratado como suspeita de homicídio mas acabou prevalecendo a tese de suicídio.
Em:: Afastamento, assassinato, Câmara Municipal, ceará, Decisão, Justiça, Memória, Morte, nova olinda, Prefeito, Retorno, Suicídio, suspeitas, Vereadores