Arquivo do blog

sexta-feira, 21 de junho de 2019

[Nova Olinda] Prefeitura abre os festejos juninas com etapa do Festival de Quadrilhas do Ceará


Na noite desta quinta-feira (20), a Prefeitura de Nova Olinda (CE), por meio da Secretaria de Cultura Esportes e Turismo (SECULT), abriu oficialmente o São João do município e o Cidade Junina que que é um espaço totalmente gratuito para mostrar a cultura das festividades juninas como as apresentações de quadrilhas, exposição e comercialização de comidas e bebidas típicas e do artesanato local com muita música regional. Para isso, a organização da festa apostou numa programação que alterna atrações de peso nacional, fortalecimento dos artistas da terra e atividades culturais nos 2 dias dias de eventos.

Ao comentar a abertura dos festejos o prefeito Ítalo Brito disse que “é mais do que um evento, trata-se de uma marca da tradição e da cultura do nordestino que tinha sido deixada para trás em anos anteriores" e que foi resgatada pela sua administração "em tempo record" imprimindo uma das marcas que o mesmo pretende deixar do seu governo "a valorização da cultura para o fortalecimento da identidade cultural do nosso povo" afirma. 

“O intuito é resgatar os festejos juninos que faz parte da cultura do novo-olindense.Prova disso foi ver a praça do calçadão lotada de pessoas, algumas de familias inteiras que saíram de casa para assistir ao festival de quadrilhas, provar das nossas comidas típicas e ver o nosso artesanato que é outra marca forte do nosso povo, então, promover as manifestações culturais é também resgatar a autoestima do nosso povo, tão prejudicado pelo esquecimento a que foi submetido nas ultimas gestões" contou.


O prefeito acrescentou ainda que tudo foi pensado para receber bem aos "munícipes e turistas" desde a oferta de arquibancada para aqueles que vem assistir ao festival de quadrilhas, apreciar as comidas e bebidas e dançar o forró junino.


Willyam Luxo, titular da SECULT, conta que tudo é novidade na forma de organizar mas o respeito às tradições está em cada detalhe.


"O Festival de quadrilhas, barracas de comidas típicas, exposição de artesanato, programação musical, bem como, local do evento. Tudo foi pensado com muito zelo e carinho para ofertar 2 dias de muita diversão e um espetáculo de cores, luzes e músicas para todas as idades" ressalta.

O Festival de Quadrilhas

Nação Junina, Milagres (CE)
Várias quadrilhas juninas se apresentaram na primeira noite de festa como parte do festival cearense em parceria com a União Junina do Ceará. As quadrilhas serão premiadas de acordo com a sua colocação com valor em dinheiro e somam pontos para o Festival Estadual. Hoje à noite serão conhecidas as vencedoras após a ultima noite de apresentações.

Música

Nesta sexta-feira (21) o encerramento do Festival vai contar com 4 atrações de peso. A arena será desmontada para se transformar num grande salão de dança no calçadão da prefeitura. O público vai poder curtir a banda da cantora Kátia Cilene [ex-mastruz com leite] considerada "ícone do forró cearense". Janaina Rodrigues é outra atração da noite que contará também com Wawa Pinho, Juviniano e forró do Traça. 


Serviço
Cidade Junina Nova Olinda
Datas: 20 e 21 de junho de 2019
Local: Calçadão da prefeitura
Hora: 19:00 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, a sua opinião