[Eleições 2020] André Figueiredo anuncia que o PDT vai discutir os rumos da sucessão em Juazeiro do Norte com Arnon Bezerra e Cid Gomes
Segunda-feira, 16 de setembro de 2019
![]() |
Foto: Flávio Pinto |
O deputado federal André Figueiredo pretende lançar candidaturas a prefeito nos municípios de Assaré e Santana do Cariri, quer manter as prefeituras com o partido em Antonina do Norte e Brejo Santo, como também continuar com a vice-prefeitura de Crato, mas quando o assunto é a sucessão em Juazeiro do Norte o pedetista afirma que uma decisão sobre a candidatura própria ainda passará por uma conversa com o atual prefeito Arnon Bezerra do Partido Trabalhista Brasileiro - PTB de quem André Figueiredo destaca que é amigo e aliado e acrescenta que outro fator de ponderação neste sentido é também a amizade pessoal do atual prefeito com o senador Cid Gomes. Outro fator que o deputado federal André Figueiredo não analisou se tem peso maior ou menor para essa questão é o posicionamento do governador Camilo Santana (PT) que ao tratar com o mesmo sobre a sucessão em Juazeiro do Norte preferiu deixar "o partido a vontade".
As declarações do presidente estadual do PDT foram feitas para o jornalista Roberto Crispim após um almoço com lideranças partidárias do CRAJUBAR em Juazeiro do Norte na última sexta-feira (13).
Durante a entrevista o jornalista, como é do seu perfil, fez uma pergunta direta ao presidente estadual da legenda democrático trabalhista
"Em Juazeiro do Norte como é que fica a situação do Gilmar [Bender] - (em relação a base do governo Camilo Santana)?"
André Figueiredo afirmou que a base do governador Camilo Santana
"é muito ampla e isso tem de ser levado em consideração" depois ele frisou que na região o PDT tem condições de eleger e reeleger "um grande número de prefeitos".
O presidente estadual do PDT aproveitou a entrevista para acrescentar uma lista de municípios fora do triangulo crajubar aonde o partido ou comanda a prefeitura ou está aliado no momento.
"Temos a prefeitura de Brejo Santo [...], a situação de Caririaçu, Porteiras, Pena Forte, Jati, Antonina do Norte, Barro"
André Figueiredo acrescentou ainda os casos de Missão Velha, Jardim, Assaré e Santana do Cariri, cidades aonde o partido deve ter candidaturas próprias.
No Crato o partido definiu o apoio para a reeleição do vice-prefeito André Barreto com o Zé Ailton Brazil
Sobre as cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, o chamado crajubar, André Figueiredo afirma que o partido já definiu o apoio a reeleição de Zé Ailton Brazil para prefeito e do vice-prefeito André Barreto.
PDT não terá candidatura própria em Barbalha
Outra posição do partido antecipada por André Figueiredo é a de que o seu partido seguirá a orientação política do governador para a cidade de Barbalha abandonando as pretensões de lideranças locais de lançar candidatura própria do PDT a prefeito no ano que vem.
Em Juazeiro do Norte o PDT só define posição após conversa com Arnon Bezerra e Cid Gomes
André Figueiredo declarou que em relação a sucessão no município de Juazeiro do Norte teve uma conversa com o governador Camilo Santana
"conversei com o governador Camilo para ter ciência do posicionamento dele e ele deixou muito a vontade" declarou.
Sobre Gilmar Bender o André Figueiredo destacou que
"ele [Camilo Santana] sabe que o Gilmar é da base dele, o Gilmar foi candidato em 2016, então não é um fato novo" afirma.
Apesar do sucesso eleitoral do Gilmar Bender com mais de 44 mil votos naquela eleição e de ser reconhecido como integrante da base do governo do estado o presidente estadual do PDT não o credenciou como um candidato natural do partido para prefeito 2020 no Juazeiro do Norte.
Essa decisão, necessariamente, passará por uma negociação com o atual prefeito Arnon Bezerra que assim como o Gilmar Bender também figura no arco de aliança do atual governador, além disso, Bezerra também goza da amizade pessoal com o próprio André Figueiredo e com os irmãos ferreiras gomes (Cid e Ciro) o que impede o partido de fechar questão em torno da candidatura do Bender.
"Àgora, nós temos o nosso, meu amigo pessoal, prefeito Arnon Bezerra, que é uma pessoa muito ligada ao senador Cid [Gomes], uma pessoa que tem todo o nosso respeito e que nós de forma alguma vamos nos furtar a discutir com ele rumos da sucessão de Juazeiro [do Norte]"
Neste momento da entrevista, inclusive, o jornalista faz questão de enfatizar:
" PDT senta com o prefeito Arnon [Bezerra] Para conversar?"
André Figueiredo responde:
"Com certeza, senta! Nós vamos dialogar, eu o Gilmar o Roberto Sampaio, nós vamos dialogar com o Arnon no momento que for adequado sem que isso gere a necessidade de estarmos juntos, podemos não está, evidentemente, eu tenho defendido respeitosamente a tese de que o Arnon não pode porque o Luiz Ivan [Ex-prefeito e irmão de Arnon Bezerra] passou o cargo de prefeito para ele, então, é uma sucessão do núcleo familiar, é uma interpretação da justiça eleitoral, mas ele acha o contrário e nós vamos ver isso no momento adequado, mas o próprio prefeito [Arnon Bezerra] é testemunha de que o PDT em Juazeiro [do Norte] mesmo tendo disputado voto a voto as eleições de 2016 sempre teve um respeito muito grande [para a atual gestão]" disse.
A entrevista foi ao ar hoje pela manhã pela rádio Iracema.
Em:: 2020, André Figueiredo, Arnon Bezerra, ceará, Destaque, Gilmar Bender, Juazeiro do Norte, PDT, Sucessão