[Nova Olinda] Incêndio em lixão leva nuvem de fumaça sobre a cidade

RANILSON SILVA | 23:01 |


Quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Foto: Ranilson Silva

Um foco de incêndio foi registrado no lixão de Nova Olinda na noite desta quarta-feira, dia 18. Até o momento nenhuma autoridade sabe precisar quando o incêndio teria começado. Fotos tiradas a uma distancia estimada de 5 km do local conseguem captar as chamas de labaredas no local e uma espessa nuvem de fumaça sobre a cidade. As autoridades responsáveis tomaram ciência do ocorrido na tarde desta quarta-feira e marcaram uma reunião de emergência para amanhã. 

A secretária municipal de Meio Ambiente, Antonia Fernandes da Silva (Toniana), disse que uma reunião está marcada para às 14 horas desta quinta-feira (19) envolvendo equipes das secretarias de meio ambiente e Serviços Públicos em conjunto com a Associação dos Agentes Recicladores que representa os catadores que trabalham no local para discidir as medidas a serem adotadas. 

A determinação do prefeito, segundo a secretária do Meio Ambiente, é o combate ao incêndio. Na reunião que será realizada no auditório da secretaria Municipal de Educação serão tomadas medidas de combate às chamas e para evitar novas queimadas no local. 

“Vamos adotar todas as medidas para apagar o incêndio no local e prevenir que isso volte a acontecer ”, garantiu o secretário de Serviços Públicos, Neto Araújo.

A reunião vai envolver os trabalhadores que fazem o descarte do lixo no local e também àqueles que atuam como catadores, além de representantes da prefeitura e da empresa concessionária da coleta do lixo. A idéia é buscar soluções em conjunto. 

A reunião foi promovida a pedido do prefeito Ítalo Brito depois que ele ouviu reclamação de populares que moram nas proximidades da área do lixão que fica no sítio Boião durante o seu programa semanal de rádio nesta quarta-feira. 

A noite situação do incêndio fica mais evidente.

Foto:Ranilson Silva

Fumaça Tóxica

A principal reclamação da população é a respeito de uma fumaça que exala das queimadas e tem um odor forte, pode ser tóxica e bastante prejudicial não apenas à saúde humana, mas também ao meio ambiente.


Mudança de local 

Durante o programa conversa com o prefeito na Rádio Nova Olinda FM hoje ao meio dia o prefeito respondeu aos questionamentos dos ouvintes a respeito do assunto e se comprometeu em agir rapidamente no sentido de conter os incêndios e também para fazer a mudança de local do lixão enquanto prometeu que está trabalhando para por fim de uma vez por todas ao lixão, mas que esta é uma medida de longo prazo por se tratar de um projeto que envolve um consórcio com várias prefeituras e o governo do estado, no entanto, garantiu fazer de tudo o que estiver ao seu alcance para solucionar este problema. 


Leilão 

Ítalo Brito confirmou que está organizando um leilão de veículos mais antigos da prefeitura, bem como,  de uma caminhonete pertencente ao gabinete do prefeito e o dinheiro arrecadado será usado para comprar um terreno que deve abrigar o lixão em local distante da cidade e com uma infraestrutura mais adequada para proteger as pessoas e o meio ambiente. 

Em:: , , , , , ,

Seguidores