Prefeito Arnon Bezerra autoriza início das reformas do Teatro Marquise Branca e da Biblioteca Municipal

RANILSON SILVA | 18:51 |


Quarta-feira, 6 de novembro de 2019 

Após realizar a reforma do Memorial Padre Cícero Cícero, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura, vai iniciar a revitalização de mais dois equipamentos culturais no Município. Na noite desta terça - feira, 05, dia Nacional da Cultura, o Prefeito Arnon Bezerra assinou as ordens de serviço para as obras de reforma do Teatro Marquise Branca e da Biblioteca Pública Municipal Dr.Possidônio da Silva Bem.

Com investimento de mais de R$ 200 mil para o Teatro Municipal e superior a R$ 600 mil reais à Biblioteca Pública, as empresas Gledson Construções e GR Construções terão prazo de três meses para a conclusão dos trabalhos.

No Marquise Branca serão realizados reparos nas instalações físicas na parte elétrica e de alvenaria, além da pintura, retelhamento, construção de novos banheiros, renovação da estrutura do palco e camarim, serviço de drenagem e a construção de um Ponto de Memória sobre a história do teatro. No encontro foi também anunciada a compra de novos equipamentos de som e iluminação.

Já a biblioteca, junto às melhorias da infraestrutura irá receber a renovação da fiação elétrica, climatização, equipamentos de prevenção a incêndios e itens de acessibilidade como rampa, piso tátil e um setor específico dedicado a publicações em Braille. Outra novidade que virá com a reforma será a modernização do sistema com mais 20 mil títulos que integram o acervo, disponibilizados em plataforma digital.

"Nossa ideia é trazer o conceito de biblioteca parque, com um olhar voltado para o futuro, onde além da perspectiva erudita possamos trabalhar a interação das linguagens, a universalização do acesso, em um ambiente projetado para vivência de momentos culturais e afetivos", enfatizou a coordenadora da biblioteca pública Ana Lívia Mendes.

Na ocasião, o Secretário de Cultura do Município, Renato Fernandes, destacou a importância da atuação da administração municipal ao contribuir com o resgate, preservação e multiplicação da cultura de Juazeiro do Norte, falou ainda sobre o processo de transparência na elaboração dos editais de cultura e anunciou a realização do 1° Festival Juazeiro do Norte de Música do Nordeste, que irá ocorrer entre os dias 21 e 23 de novembro, com a participação de artistas de diversas regiões do país.

Sobre as reformas dos equipamentos culturais, o Prefeito Arnon Bezerra enfatizou o seu anseio para a conclusão das obras e o comprometimento para a qualidade e celeridade neste processo. Também enalteceu a classe artística local e defendeu a necessidade de reconhecer e garantir espaços de visibilidade e valorização destes profissionais.

A cerimônia contou com apresentações da cordelista Rosário Lustosa, dos músicos Rafael Di Angelo, Leonardo de Luna e do instrumentista Manoel de Jardim, além da performace teatral do ator Kinko Pelegrine da Cia. Livre Mente de Teatro.

Fotos: Carlos Lourenço

Em:: , , , ,

Seguidores