[Nova Olinda] Iniciada a Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Ranilson Silva | 08:53 |

Terça-feira, 11 de fevereiro de 2020



Foto cedida SMS
Nesta segunda-feira (10) teve início, em Nova Olinda (CE) a etapa municipal da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo de 2020. O público-alvo são crianças e jovens dos cinco aos 19 anos de idade. A imunização está disponível nas Unidade Básica de Saúde – UBS's da Secretaria Municipal de Saúde - SMS.

Devem se vacinar as crianças e jovens que nunca tomaram nenhuma dose, têm registrado apenas uma, perderam o cartão ou não lembram se estão com esquema vacinal completo. A vacina contra sarampo é considerada de rotina, estando à disposição da população durante todo o ano. Contudo, a campanha é feita para enfatizar a importância e vai até o dia 13 de março.

Nesse período as UBS's estarão atendendo ao público alvo nos horários de 8 (oito) as 12 (doze) e 13 (treze) às 16 (dezesseis) horas. 

No sábado (15) a SMS promove o chamado dia D da campanha das 8 às 13 horas.

As doses são ofertadas mediante a apresentação do cartão de vacinação e cartão do Sistema Único de Saúde – SUS.

“Fazem-se necessárias duas doses da vacina durante a vida para que a pessoa fique imune e protegida. Então, aquelas pessoas que não tomaram nenhuma dose na infância ou perderam o cartão vacinal e não tem comprovação, precisarão fazer duas doses da vacina nessa campanha e aquela que tiver uma dose completaremos o esquema de vacinação” diz a coordenadora da vigilância epidemiológica Hayanna Alencar. 

A coordenadora frisa ainda a importância da vacinação contra o Sarampo visto que a circulação do vírus permanece ativa no nosso país, tendo-se por esse motivo a necessidade de proteger a população contra a doença.

Em:: , , ,

Seguidores