[Nova Olinda] Jornada pedagógica discute implantação da base comum curricular

Ranilson Silva | 17:42 |

Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Foto: divulgação/Ascom-PMNO


As aulas da rede municipal de Nova Olinda começaram na segunda-feira (3) em todas as escolas. Nesta quinta-feira, dia 20, professores, orientadores, supervisores, pedagogos, coordenadores, participaram da Jornada Pedagógica de 2020. 

O evento ocorreu no auditório do Dallas com as presenças do prefeito municipal, Ítalo Brito, secretária da educação do município, Márcia Teixeira, demais secretários municipais. A jornada teve como tema central a Implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC sobre o lema “um novo olhar para diferentes práticas pedagógicas’. 

Duas palestras conduziram o tema central para as discussões em grupos. 

Na parte da manhã, houve palestra com Magda Araújo, empresa Trium Consultoria e Treinamentos, fazendo uma abordagem sobre o “adoecimento pedagógico” analisando o adoecimento do/a educador/a e suas possíveis repercussões na prática pedagógica. 

Ainda pela manhã, outra palestra foi feita por Taciana Moura diretora de comunicação da Secretaria de Comunicação – SECOM/CREDE 18, abordando a implementação do Documento Curricular Referencial do Ceará – DCRC na aplicação da BNCC, documento, segundo o qual, as redes de ensino e instituições escolares públicas e privadas contam com uma referência estadual para a elaboração ou adequação de suas propostas pedagógicas. 

No período da tarde, a fonoaudióloga Geórgia Alencar, conduziu uma roda de conversa sobre “a voz do professor” através de orientações e dicas sobre o uso e os cuidados com a voz no dia a dia dos professores. 

A jornada pedagógica como o próprio nome sugere tem o objetivo de promover reflexões e debates em torno das políticas e propostas pedagógicas para a educação, aprimorar e até mudar conceitos e práticas, trata de questões cotidianas e de coisas mais complexas. São estas discussões que iniciam o ano letivo que ajudam a projetar um ano inteiro de trabalho na educação. Mais de 300 pessoas participaram do evento. 

Na sexta-feira (21) o dia será de planejamento com as formações setoriais de professores do ensino infantil, fundamental I e II. As formações acontecem ao longo do dia na sede da escola Padre Cristiano Coelho. 








Em:: , , ,

Seguidores