[Assaré] Programação completa da 16ª edição do Patativa do Assaré em Arte e Cultura

Ranilson Silva | 19:33 |


Segunda-feira, 2 de março de 2020



A partir desta terça-feira (3) até esta quinta (5), a cidade de Assaré (CE) é sede da 16ª edição do Patativa do Assaré em Arte e Cultura 

Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré, faria 111 anos de vida no próximo dia 5 de março. Para celebrar a data, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), em parceria com a prefeitura do município assareense, Sesc Crato, Fécomércio e Universidade Regional do Cariri (URCA), realizam um festival de apresentações culturais, shows, contação de histórias, lançamentos de livros, palestras e a entrega da Comenda especial que agraciará personalidades como o cineasta Rosemberg Cariry e o cantor Raimundo Fagner. 

De acordo com a organização, atividades acontecerão em escolas e espaços públicos de Assaré, bem como no memorial dedicado ao artista, tudo com entrada franca. 

A iniciativa permite reunir artistas locais, mestres da cultura e pesquisadores da obra de Patativa. O momento também será marcado pela entre da Comenda Patativa do Assaré, condecoração do Governo do Ceará, entregue por meio da Secult, que visa promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares e tradicionais que remontam o nome do poeta nativo do Cariri. 

Os homenageados deste ano serão o cineasta Rosemberg Cariry, o pesquisador e jornalista Gilmar de Carvalho, a cordelista Josenir Lacerda, o cantor e compositor Raimundo Fagner e o pesquisador e escritor Oswald Barroso. Artistas locais, bem como o cantor Fábio Carneirinho e o próprio Fagner devem cantar durante o evento.
Programação

Terça-feira (03)
MANHÃ
8h – Abertura do XIV Patativa Do Assaré em Arte Cultura com o Projeto Expoarte – Escola Antonio ngelo Da Silva.
Local: Casa do Patativa Serra de Santana, Assaré, Ceará.
9h – Projeto Inspiração Nordestina e Contação de Histórias – participação do SESC Crato. Local: Escola Maria Isabel (Av. Manoel Gonçalves, Assaré)
Rodoró (Território Palavreado) Grupo: Bete Pacheco Avenida Manoel Gonçalves, Vila Salvador, Assaré, Ceará.
TARDE
13h30 – Projeto Inspiração Nordestina e Contação de Histórias participação do SESC Crato. Local: Escola Maria Isabel (Av. Manoel Gonçalves, Assaré)
Rodoró (TERRITÓRIO PALAVREADO) Grupo: Bete Pacheco
Avenida Manoel Gonçalves, Vila Salvador, Assaré, Ceará.
15h – Projeto Aqui Tem Coisa. Local: Escola Batistina Braga
16h – Cortejo (TERRITÓRIO BRINQUEDO) SEDE Saída da Esc. Batistina Braga – Cortejo da Tradição – Ruas da Cidade. (SESC\ INSTITUTO\ BANDAS \ FANFARRAS \ GRUPOS DE ASSARÉ \ MESTRES DA CULTURA)
NOITE
18h30 – Encontro de Bandas de Músicas da Região – no palco Patativa do Assaré.
21h – Show- Palco Patativa do Assaré . Local: Calçadão Municipal. (Atrações a definir)
Quarta-feira (04)
MANHÃ
7h – Abertura de visitação do projeto Inspiração Nedina “Patativa em Cena”. Local: Escola Nedina Onofre Bairro Pedra de Fogo, Assaré, Ceará.
8h –PROJETO CAFÉ LITERÁRIO NA ESCOLA ESTADUAL RAIMUNDO MOACIR ALENCAR MOTA. Homenagem: Poeta Sérgio Batista Local: Escola Moacir Mota Centro, Assaré, Ceará.
TARDE
13h – Seminário Apresentação dos Programas do SESC – Crato . Tema: Conheça mais sobre os programas do SESC. Palestrantes: Heliane Aragão Gerente Unidade Sesc Crato. Abertura da Exposição “O sonho que cura” (TERRITÓRIO VISAGEM) Local: Memorial Patativa do Assaré Centro, Assaré, Ceará.
14h30 – Lançamento do Livro Um Sertão Encantado. ( De: AntºIraildo e Mª do Socorro ) Local: Memorial Patativa do Assaré Centro, Assaré, Ceará.
15h30 – Lançamento do Pacote de Cordéis do Projeto Cordel na Feira de Assaré e certificação dos parceiros culturais. Local: Memorial Patativa do Assaré Centro, Assaré, Ceará.
NOITE
18h30 – Inauguração dos Portais Turísticos de Assaré. Local: Avenida Perimetral \ Praça do Portal Turístico Bairro Moêda.
21h –Show– Palco Patativa do Assaré. Com Fábio Carneirinho, Cicero do Assaré, Toca do Vale e Salva de Fogos.

Quinta-feira (05)
TARDE
14h -Entrega oficial de Títulos aos novos Mestres da Cultura Assareenses. Dona Inês – Guardiã da Cultura Ceci do Assaré – Poeta Dona Lúcia – Doceira Dona Marlene – Caretas Local: Memorial Patativa do Assaré Centro, Assaré, Ceará
15h – Mesa redonda “Os Mestres da Cultura”, com Alênio Carlos Noronha Alencar – Coordenador de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará e Vagner Gois, Secretário de Cultura de Assaré.
NOITE
Encerramento do evento deve ocorrer no largo da Matriz, bem como no Memorial Patativa do Assaré. Foto: Site Rodando pelo Ceará
18h – Missa em ação de graças pelo aniversário de 111 anos do Poeta Patativa do Assaré – Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora Das Dores Centro, Assaré, Ceará
19h – Entrega da Comenda Patativa do Assaré do Governo do Estado do Ceará. Agraciados: Rosemberg Cariry – Cineasta; Gilmar de Carvalho – Jornalista e Pesquisador; Josenir Lacerda – Cordelista; Raimundo Fagner – Cantor e Compositor; Oswald Barroso – Jornalista e Pesquisador. Local: Memorial Patativa do Assaré Centro, Assaré, Ceará.
20h – Lançamento do Livro “O Melhor do Patativa do Assaré” – Secult-CE / Organização: Gilmar de Carvalho
20h30 – Entrega do Título de Cidadão Assareense. Agraciados: Luis Gastão e Fabiano Piúba. Local: Memorial Patativa do Assaré, Centro, Assaré, Ceará
Fonte: SECULT-CE

Em:: , , , ,

Seguidores