[CORONAVÍRUS] Semana começa com 84 casos confirmados no Ceará
Domingo, 22 de março de 2020
A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, através da Célula de Imunização (CEMUN) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (COVEP), vem por meio desta INFORMAR sobre a situação epidemiológica da doença causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) no estado do Ceará.
Veja no mapa a distribuição dos casos confirmados laboratorialmente segundo o município de residência, 21 de março de 2020:
SITUAÇÃO NO ESTADO DO CEARÁ
No Ceará, até ao dia 21 de março de 2020, foram confirmados 84 casos de COVID-19 laboratorialmente.
Destes, 83 (98,8%) são residentes no Estado e um (1,2%) reside em outro estado.
TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA
Em 20/03/2020, o Ceará constatou a ocorrência de transmissão comunitária da COVID-19, entrando em uma nova fase do enfrentamento à pandemia, chamada MITIGAÇÃO. Nesta nova etapa a prioridade será evitar a evolução rápida de novos casos da doença e garantir a assistência das pessoas vulneráveis e casos graves.
Para a primeira finalidade, reforçam-se as recomendações de distanciamento e redução da mobilidade das pessoas, especialmente as vulneráveis. Para a segunda finalidade é necessário garantir a disponibilidade de profissionais, infraestrutura hospitalar e insumos. Neste sentido, o COE-COVID-19 readequou a indicação de
testes diagnósticos para a COVID-19, em consonância com as novas recomendações do Ministério da Saúde.
DISTANCIAMENTO SOCIAL
Todas as pessoas com mais de 60 anos deverão evitar comparecimento ao trabalho ou demais ambientes
fechados. Recomenda-se sair de casa apenas para atividades essenciais (mercado, farmácia serviços de saúde) que não possam ser realizadas por outra pessoa do domicílio/cuidador.
Recomenda-se a todas as pessoas sair de casa apenas para atividades essenciais.
Pessoas apresentando sintomas gripais e seus contatos domiciliares devem permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias.
Mães amamentando não deverão suspender a amamentação. Porém, cuidados devem ser adotados como:
Lavar as mãos antes de tocar o bebê;
Usar máscara cirúrgica durante as mamadas;
Evitar falar ou tossir durante a amamentação;
Trocar a máscara em caso de tosse ou espirro ou cada nova mamada.