[Nova Olinda] Prefeito apresenta plano de contingência para o coronavírus

RANILSON SILVA | 11:19 |

Sábado, 14 de março de 2020


Neste sábado (14) o prefeito Ítalo Brito por meio da Secretaria Municipal da Saúde - SMS apresentou um plano de contingência de Nova Olinda para o enfrentamento do novo coronavírus – COVID 19. O plano foi elaborado por Agna Hayanna Alencar Cardoso - Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Amanda Macêdo Jacinto - Coordenadora da Atenção Primária, Ana Rachel Vieira Amorim - Enfermeira Especialista em Saúde Pública e Kaline Barbosa Cavalcante Arraes - Secretária Municipal de Saúde.

A secretária ressalta que embora a doença não tenha registro ou caso suspeito no município, é importante traçar estratégias e estar prontos para atuar, caso seja necessário, uma vez que a declaração de situação de epidemia no mundo declarada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, já é o suficiente para as medidas de precaução adotadas no plano. 

O prefeito Ítalo Brito destaca que o plano é uma inovação na gestão da política pública de saúde no município. Para ele o plano a nível municipal está em consonância com as medidas até aqui adotadas nas esferas nacional, estaduais e regionais no Sistema Único de Saúde – SUS no Brasil.

O Plano de Prevenção e Controle de Epidemias de Coronavírus do Município de Nova Olinda apresenta atividades e ações cujo objetivo é prevenir epidemias da doença causada pelo novo Coronavírus (COVID-19), que devem ser inseridas ou intensificadas na rotina dos serviços de saúde do município.

Para a ativação do plano a nível municipal a comissão lervou em conta que o número de casos notificados, suspeitos e confirmados, permanece em ascensão no Brasil e no Ceará. A equipe estudou a situação do COVID-19 no mundo, no Brasil e no estado do Ceará. 

Medidas 

Uma das medidas adotadas pelo plano de3 contige4ncia do coronavirus no município está as atividades de vigilância epidemiológica a serem cumpridas ao longo do ano como:

• Inserir todos os casos notificados no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), e enviar dados epidemiológicos semanais a 20ª Coordenadoria Regional de Saúde (20ª CRES); 

• Acompanhar diariamente os casos do coronavírus notificados e atualizar semanalmente o cenário epidemiológico do município;

• Acompanhar as internações hospitalares e/ou domiciliares por suspeita e/ou casos confirmados de coronavírus no município e nos serviços de referência.

Dentre outras ações. O plano completo pode ser acessado no site da prefeitura no endereço www.novaolinda.ce.gov.br 

As autoras do plano afirmam que o município de Nova Olinda encontra-se preparado para enfrentar uma eventual situação de epidemia, possui estratégias adequadas para identificação, controle e prevenção da COVID - 19. No documento é reforçada a importância do treinamento dos Profissionais de saúde, orientação da comunidade em geral sobre as medidas de prevenção contra a transmissão da doença.

Na quarta-feira (18) a SMS realizará o primeiro evento de mobilização de profissionais e da comunidade dentro das estratégias de mobilização previstas no plano. 

Em:: , , , ,

Seguidores