[Nova Olinda] Prefeito suspende festa do município e anuncia o uso de recursos para o combate ao covid-19

Ranilson Silva | 13:24 |


Terça-feira, 24 de março de 2020


As medidas de contenção a pandemia do novo coronavírus no estado do Ceará tem afetado diretamente o município de Nova Olinda (CE). As medidas preventivas adotadas pelo governador Camilo Santana (PT) e pelo prefeito Ítalo Brito (PP) vão desde o isolamento social com o fechamento de repartições públicas e privadas à proibição de aglomerações de pessoas. Com isso, eventos públicos e privados estão proibidos de serem realizados no município de Nova Olinda, no Ceará e no país inteiro.

Dinheiro da festa para a prevenção ao Covid-19 

Na manhã desta terça-feira, dia 24, o prefeito Ítalo Brito, anunciou, a liberação de R$ 150 mil reais para o enfrentamento ao covid-19 no município. Os recursos serão destinados a aquisição de insumos e EPI’s, campanha de conscientização da população e o tratamento de possíveis casos da doença. 

Para tanto, o gestor comunicou o cancelamento da Festa da Emancipação Política, que aconteceria no mês de abril, cujo os recursos estavam garantidos, no entanto, para garantir as ações de prevenção a disseminação do vírus, os recursos previstos para a festa serão totalmente investidos nas ações de controle do coronavírus. 

“Neste momento em que no mundo inteiro as medidas restritivas são ampliadas, com as pessoas tendo de se confinar dentro de casa, exige dos governos em todos os níveis a adoção de medidas cada vez mais duras o quanto responsáveis para tentar vencer essa crise e proteger as pessoas, então, não há como, nesse momento, a prefeitura programar uma festa seja ela qual for, especialmente, uma da envergadura que seria a festa de emancipação do nosso município, então, suspender os eventos é uma medida que se impera diante da atual situação” anuncia o prefeito. 


Plano de contingência


Ítalo Brito informa que o dinheiro que seria usado para a realização da festa será aplicado contra o coronavírus de acordo com o plano de contingenciamento feito pela prefeitura em ações preventivas, aquisição de insumos, materiais, medicamentos e equipamentos de proteção individual, dentre outras. Para o prefeito os recursos na ordem de R$ 150 mil reais, ainda são insuficientes para o combate a pandemia, no entanto, enquanto não temos outras formas de financiamento esse dinheiro é uma importante ajuda, afirma o prefeito. 

Ações  

Desde o anúncio do Plano Municipal de Contingência já foram realizados orientações e treinamento para os agentes comunitários de saúde e de endemias, médicos, enfermeiros, odontólogos, equipes do PSF e todos que integram a rede municipal de saúde. A mesma ação acontece junto aos profissionais que trabalham com idosos. Dois leitos de internamento foram separados no Hospital Municipal para receber as pessoas que precisar de tratamento especial dentro dos protocolos de prevenção e tratamento do Covid-19. 

O setor de epidemiologia do município está funcionando em regime de plantão para monitorar a situação no município e acompanhar a pandemia no Ceará, no Brasil e no mundo. 

São João de Campina Grande e jogos Olímpicos de Tóquio são adiados 

No mesmo dia em que o prefeito Ítalo Brito anunciou o cancelamento das festividades do aniversário do município de Nova Olinda o governo da paraíba comunicou a suspensão das festas juninas como o São João de Campina Grande, o Comitê Olímpico Mundial anunciou o adiamento dos jogos olímpicos de Tóquio antes previstos para acontecer nos meses de junho e julho respectivamente.    


Em:: , , , , , ,

Seguidores