[Nova Olinda] SMS descarta o primeiro caso e notifica uma nova suspeita de covid 19 no município
Domingo de páscoa 2020
![]() |
Boletim atualizado às 13h deste domingo (12/03) |
O Boletim divulgado pela SMS traz um alívio e uma preocupação
Ao mesmo tempo em que a paciente e os seus familiares, amigos, autoridades sanitárias e a população em geral, comemoram o fato do primeiro caso suspeito da covid-19 ter testado negativo, as mesmas pessoas se preocupam com o surgimento de mais um caso suspeito da doença no município.
Um caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) em Nova Olinda (CE) foi descartado, segundo informou a Secretaria Municipal da Saúde- SMS em Boletim Epidemiológico divulgado na tarde deste domingo (12).
Ao todo, são 4 casos, que ainda continuam sob investigação, pois, no mesmo Boletim a SMS informa que um novo caso foi apresentado, neste domingo de páscoa, como suspeitos para o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Ceará - LACEN, encarregado pelo Governo do Estado do Ceará de realizar a verificação laboratorial dos testes para confirmar ou descartar as suspeitas.
"Em Nova Olinda hoje mais um caso suspeito foi notificado e um caso suspeito foi DESCARTADO por exame laboratorial para o Coronavírus. Então, até o dia 12 de Abril de 2020, são 04 casos SUSPEITOS, 01 casos DESCARTADOS e 0 casos CONFIRMADOS para o Coronavírus (COVID-19), sendo estes residentes do próprio município" informa a SMS.
Caso descartado
O caso descartado é de uma paciente que foi a primeira pessoa a ser diagnosticada como suspeita de contaminação pelo coronavírus no município de Nova Olinda no último dia 23 de março e desde então a paciente e uma filha menor de idade cumpriram as medidas de quarentena com isolamento social em casa enquanto aguardavam os resultados do exame seguindo os protocolos da Organização Mundial de Saúde - OMS e do Ministério da Saúde - MS para evitar a propagação do vírus."Com o resultado [negativo] do exame ela sai dos casos suspeitos e fica liberada pra voltar suas atividades laborais" informa Hayana Alencar, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município.
A coordenadora acrescenta ainda que a paciente e sua filha apresentam um quadro clínico de saúde considerado normal "paciente estável, sem queixas" conta.