[Nova Olinda] SMS descarta o primeiro caso e notifica uma nova suspeita de covid 19 no município

Ranilson Silva | 14:58 |

Domingo de páscoa 2020


Boletim atualizado às 13h deste domingo (12/03)

O Boletim divulgado pela SMS traz um alívio e uma preocupação

Ao mesmo tempo em que a paciente e os seus familiares, amigos, autoridades sanitárias e a população em geral, comemoram o fato do primeiro caso suspeito da covid-19 ter testado negativo, as mesmas pessoas se preocupam com o surgimento de mais um caso suspeito da doença no município. 

Um caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) em Nova Olinda (CE) foi descartado, segundo informou a Secretaria Municipal da Saúde- SMS em Boletim Epidemiológico divulgado na tarde deste domingo (12).

Ao todo, são 4 casos, que ainda continuam sob investigação, pois, no mesmo Boletim a SMS informa que um novo caso foi apresentado, neste domingo de páscoa, como suspeitos para o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Ceará - LACEN,  encarregado pelo Governo do Estado do Ceará de realizar a verificação laboratorial dos testes para confirmar ou descartar as suspeitas. 

"Em Nova Olinda hoje mais um caso suspeito foi notificado e um caso suspeito foi DESCARTADO por exame laboratorial para o Coronavírus. Então, até o dia 12 de Abril de 2020, são 04 casos SUSPEITOS, 01 casos DESCARTADOS e 0 casos CONFIRMADOS para o Coronavírus (COVID-19), sendo estes residentes do próprio município" informa a SMS. 

Caso descartado

O caso descartado é de uma paciente que foi a primeira pessoa a ser diagnosticada como suspeita de contaminação pelo coronavírus no município de Nova Olinda no último dia 23 de março e desde então a paciente e uma filha menor de idade cumpriram as medidas  de quarentena com isolamento social em casa enquanto aguardavam os resultados do exame seguindo os protocolos da Organização Mundial de Saúde - OMS e do Ministério da Saúde - MS para evitar a propagação do vírus. 

"Com o resultado [negativo] do exame ela sai dos casos suspeitos e fica liberada pra voltar suas atividades laborais" informa Hayana Alencar,  Coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município.

A coordenadora acrescenta ainda que a paciente e sua filha apresentam um quadro clínico de saúde considerado normal "paciente estável, sem queixas" conta.  

Nova suspeita

O quinto caso suspeito apresentado hoje pela SMS é do sexo feminino, adulto (idade menor de 60 anos), não apresenta comorbidades de doenças crônicas e está em isolamento domiciliar, diz a SMS no boletim publicado nesta tarde. 

Espera por resultados 

A SMS lembra que os casos suspeitos estão em investigação, aguardamos ainda resultados laboratoriais pelo LACEN. E destaca que as secretarias municipais seguem desenvolvendo o trabalho preventivo, com orientação sobre as medidas de enfrentamento essenciais para este momento.

Apelo para ficar em casa

A secretaria da saúde reitera o apelo da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para que a população continue fazendo o isolamento social ficando em casa.

Em:: ,

Seguidores