[Assaré] Em novo vídeo Chico da Granja diz que comprou telhas em Altaneira, mas suspeitas só aumentam

Ranilson Silva | 14:36 |

Sexta-feira, 3 de julho de 2020


Reprodução:blogdapedra

Em Assaré o cenário político ganha ainda mais repercussão em torno dos fatos que envolvem o nome da pessoa conhecida por Chico da Granja 

Ele que é o agricultor há dias gravou vídeo ao lado de um caminhão carregado de material de construção, no qual o mesmo exibia uma telha e fazia com os dedos uma imagem da letra L que em Assaré tem a conotação eleitoral da pessoa do empresário conhecido como Libório Neto, suposto pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano naquele município. Ao exibir uma telha de cerâmica ao lado do L o agricultor fez menção ao atual prefeito que na conotação eleitoral atual é chamado de vèi [velho] no adágio popular.

Nesse contexto o Chico da Granja deixa transparecer que a carrada de material de construção mostrada por ele no vídeo é fruto de um presente dado pelo pré-candidato Libório em troca de um apoio do agricultor firmado dias antes durante uma reunião social que envolveu as pessoas do Libório Leite Neto e de apoiadores como os ex-prefeitos Oliveira e Samuel Freire, dentre outros, os quais na ocasião, pelas fotos postadas em redes sociais estiveram promovendo aglomeração de pessoas no início de junho, na residência de Chico da Granja, sem demonstrar os cuidados e responsabilidades com as medidas de controle sanitário em razão da covid-19 como noticiou na ocasião o blog da pedra.

Mas, tão grave quanto o desrespeito as normas de proteção sanitária flagradas naquela reunião, são as que envolvem as suspeitas de crime eleitoral que recaem sobre as pessoas de Chico da Granja como beneficiário e de Libório Neto como autor. A prática, em se confirmando, se constitui em abuso do poder econômico com penas previstas na legislação eleitoral que pode levar, inclusive, a decretação de inelegibilidade contra o autor.

No vídeo o agricultor apresenta um suposto cumprimento de acordo de oferta de benefícios ao receber o material de construção por parte do pré-candidato Libório Neto, em troca de apoio político. 

Após as repercussões negativas, tanto em relação ao fato do descumprimento das medidas de isolamento social quanto as suspeitas de aliciamento ilegal de apoio eleitoral o autor do vídeo retirou o material das suas redes sociais segundo o blog da pedra, mas o estrago já estava feito. 
 

Agora o Chico da Granja aparece em gravar novo vídeo aonde afirma, sem mostrar provas, que teria comprado o material de construção no município de Altaneira,. quem apareceu com uma suposta nota fiscal provaria que a compra do material foi mesmo feita em Altaneira foi o blogueiro Jocélio Leite durante uma transmissão ao vivo pela internet conforme o blog da pedra. 

"O vídeo foi publicado em uma rede social e um blog da cidade de Assaré noticiou o assunto. Durante uma live transmitida por a página Rádio e TV Patativa em que se fazia a defesa do pré-candidato, o apresentador Jocélio Leite abriu o WhatsApp web e mostrou uma conversa com Libório Neto. A conversa possui tom carinhoso, onde o pré-candidato chama o apresentador por “nego”, quanta intimidade." diz o blog da pedra.
A pedra explica que na troca de mensagens

"haviam os vídeos de Chico e um PDF de nota fiscal do material de construção que deveria ter sido apresentada pelo próprio agricultor, como pode ser observado na imagem"  

A reportagem questiona 

"Porque o empresário teria a nota fiscal da compra das telhas do Chico da Granja?"
Segundo o blog da pedra Libório Neto e Chico da Granja não se manifestaram sobre o assunto. 

Enquanto isso o Ministério Público Eleitoral deve entrar no caso para apurar as responsabilidades que o caso requer no âmbito eleitoral. Na parte que se refere ao covid-19 o ex-prefeito Samuel Freire (PT) que estava reunido na casa de Chico da Granja por ocasião da aglomeração em virtude do propagado apoio dado pelo agricultor ao Libório Neto, veio a público confirmar que o mesmo está com o novo coronavírus.

Em nota, Samuel Freire, confirma o diagnóstico positivo para covid-19 em sua pessoa e conclama as pessoas que recentemente estiveram com ele: 

"Fiquem atentos aos sintomas que se cuidem" diz o ex-prefeito.
Mesmo cuidado que ele mesmo não teve antes.   
  

Em::

Seguidores