[Nova Olinda] Município realiza testes da covid-19 em profissionais da saúde desde o mês de junho

Ranilson Silva | 10:08 |

Segunda-feira, 3 de agosto de 2020


O prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito, se antecipou a decisão do Governador Camilo Santana que na sexta-feira (24/7) decretou que todos os profissionais de saúde e segurança pública do estado devem realizar testes para COVID-19 

Desde o mês de junho a prefeitura de Nova Olinda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMS já tinha tomado a iniciativa que tem como objetivo monitorar a circulação do vírus entre os profissionais de linha de frente no combate ao vírus no território do município. Com a decisão o governador procura fazer o mesmo em nível do estado. A testagem em massa dos profissionais ajuda a conter e combater a contaminação de trabalhadores em locais de risco, identifica quais profissionais estão assintomáticos ou quem ainda está em fase de transmissão da doença, traz mais segurança para todos os profissionais como também seus familiares. 

Em Nova Olinda a prefeitura antecipou estas medidas e realizou teste rápido em todos os profissionais da área de saúde do município, a testagem é mais uma medida de prevenção e cuidado com as pessoas que trabalham na linha de frente no combate ao Covid-19. 

Para a Secretária de saúde Kaline Cavalcante o teste dos profissionais que trabalham na linha de frente no combate ao covid-19 é muito importante porque traz segurança para os mesmos como também para toda a população. 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Kaline Cavalcante, desde o início do mês de junho foram testados cerca de 250 profissionais da área de saúde, segurança e de outras secretarias que também estão engajados na linha de frente no combate ao vírus no município. 

Ainda segundo a mesma, durante o período de testagem nenhum profissional testou positivo, mas posteriormente surgiram alguns casos positivos durante a rotina de trabalho “dos últimos dias”. Ela explica que nesses casos os mesmos “são afastados de suas funções imediatamente e passam a serem acompanhados por uma equipe da Vigilância Sanitária enquanto permaneceram em quarentena” diz a secretária de saúde. 

“Os procedimentos em relação aos profissionais testados positivos para a Covid-19 são, o afastamento temporário de suas funções, o monitoramento regular dos mesmos como também de seus familiares e pessoas que tiveram contato com eles” conta. 

A secretária pede a colaboração da população neste momento de pico da pandemia, o que requer uma maior atenção às ações preventivas, orienta também que a população permaneça com o distanciamento social e com o uso de máscaras.

Em:: ,

Seguidores