[Nova Olinda] Prefeito anuncia inovação para o segundo semestre letivo

Ranilson Silva | 09:44 |

Sábado, 1 de agosto de 2020



As aulas presenciais continuam suspensas no município de Nova Olinda (CE), em caráter excepcional, devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19

O prefeito municipal, Ítalo Brito, a secretária da educação, Márcia Teixeira, divulgaram vídeos institucionais anunciando a retomada das aulas a partira da próxima segunda-feira, dia 3,  por meio de aulas on-line e atividades remotas. As aulas presencias foram interrompidas no último dia 16 de março por força de um decreto municipal em razão das medidas de controle do novo coronavírus.

"No momento nós ainda não retornaremos as aulas presenciais devido ao fato da pandemia ainda está muito presente no nosso município" anuncia o prefeito.
A secretária da educação ressalta que a substituição das aulas presenciais pelo meio remoto exige de todos um novo aprendizado e reconhece que a educação a distância é uma tendência do momento para dar continuidade ao ano letivo em segurança de saúde para os alunos, professores, trabalhadores, em geral para toda a comunidade escolar. 

Por sua vez o prefeito, Ítalo Brito, anunciou duas iniciativas inovadoras. A primeira é que a rádio municipal vai transmitir radio aulas diariamente destinadas aos estudantes levando os conteúdos das apostilas numa linguagem explicativa e tirando as dúvidas sobre as mesmas. A outra novidade é que a prefeitura vai disponibilizar uma equipe de estudantes universitários que vão fazer visitas domiciliares aos estudantes, levar as apostilas e dar aulas de reforço aos estudantes que precisar. 

Os estudantes universitários passaram por uma seleção, foram treinados para atuar como agentes da escola numa intermediação entre professor e aluno. A equipe conta com mais de 40 bolsistas previamente treinados para atuar nesse programa com medidas de prevenção e controle do covid-19. 

"Os agentes escolares vão as casas dos estudantes para tirar dúvidas, aplicar provas e dessa forma sanar algumas dúvidas que por ventura os pais não estejam tendo condição de sanar." Explica o prefeito. 

Para o prefeito o mais importante é que apesar da situação crítica que estamos vivendo os alunos não percam o ano, tirem o maior proveito possível das aulas no sistema on-line e remoto. 

As duas medidas anunciadas pelo prefeito de Nova Olinda para colocar em prática na retomada do ano letivo são classificadas como inovadores e focam no aprendizado dos estudantes, oferece mais opções e condições de ensino aos professores e está dentro das medidas de contenção da pandemia.              

Em::

Seguidores