Vereadores, prefeito e vice-prefeita tomam posse e elegem Mesa Diretora

Ranilson Silva | 10:19 |

 Sexta-feira, 1° de janeiro de 2021



Vereador Márcio de Assiszinho preside a sessão de posse

Reportagem: Ranilson Silva
Fotos: Roberto fotógrafo

Os 11 vereadores eleitos e reeleitos para a Legislatura de 2021 a 2024, prefeito e vice-prefeita de Nova Olinda/CE foram empossados na manhã deste dia 1º de janeiro, em solenidade na Câmara Municipal de Nova Olinda. A posse ocorreu a partir das 10 horas e foi transmitida pela página do Facebook da Câmara, com restrições à presença do público e cumprindo medidas de biossegurança como forma de evitar a transmissão do coronavírus. A sessão solene foi presidida pelo vereador Márcio de Assiszinho (Progressistas) atendendo ao critério de ter sido o mais votado na eleição com 876 votos.  

A posse

Inicialmente o presidente da sessão fez o juramento de posse dos vereadores. Márcio de Assiszinho leu o texto regimental e depois chamou nominalmente cada um dos vereadores pela ordem alfabética dos seus respectivos nomes políticos. Os vereadores ficaram de pé e responderam "assim o prometo" para confirmar o juramento. Depois o presidente declarou empossados os vereadores.


Progressistas 

Adriano Dantas, Cicim da Serra, Coni, Dindo Araújo, Lurdes Da Saúde,  Márcio de Assiszinho, Toin de Deda e Vande Araújo.

PDT

Andréia Silva

PSD

Neném Camilo

PT

Aureliano Souza


Em seguida Márcio de Assiszinho nomeou uma comissão intrapartidária composta pelos vereadores Andréia Silva do PDT e Dindo Araújo e Lurdes da Saúde do Progressistas para receberem o prefeito Ítalo Brito e a vice-prefeita Marieta no plenário. A comissão é uma formalidade exigida no protocolo de posse. Após tomarem assentos junto à mesa o prefeito e a vice-prefeita fizeram os seus juramentos para o exercício dos cargos. Logo na sequência Márcio de Assiszinho declarou ambos empossados nos respectivos cargos.    

A eleição da mesa diretora 

Na mesma sessão seguindo a posse os vereadores votaram para eleger os membros da mesa diretora que vão administrar o poder legislativo pelos próximos 2 anos, sendo eleitos Antônio de Deda para a presidência, Lurdes da Saúde para a vice-presidência e Coni para a secretaria, todos pertencentes a partido Progressistas. A chapa obteve 10 dos 11 votos da casa com uma abstenção.  

Prefeito garante diálogo com todos os vereadores 

"Independente de partidos e de ideologias, pretendo manter as portas abertas da prefeitura para receber e dialogar com todos os vereadores'' disse o prefeito.

Prefeito garante diálogo e respeito as diferenças
A declaração aconteceu durante o encerramento da solenidade de posse do prefeito reeleito, da vice-prefeita, dos 11 vereadores que assumem para a Legislatura 2021-2024, dentre os eleitos 8 pertencem ao quadro da legenda do progressistas que é o partido presidido pelo próprio prefeito.

Ele também destacou os desafios que a próxima gestão vai enfrentar em decorrência da crise provocada pelo coronavírus mas fez previsão para chegada da vacina contra a Covid-19 nos próximos meses o que segundo ele é o caminho para o município e o mundo voltarem a normalidade. 

Ítalo Brito prometeu administrar respeitando as diferenças e ideologias diversas para colocar Nova Olinda "no trilho do desenvolvimento".  O prefeito ainda lembrou que a sua votação para o cargo que está assumindo hoje é a maior da história já depositada pelo eleitorado de Nova Olinda em um mandatário, agradeceu ao apoio popular e da sua família.  

Marieta se despede da câmara para assumir a vice-prefeitura 


A atual vice-prefeita empossada entrou para a história nesta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, ao deixar o mandato de vereadora e no mesmo dia assumir o segundo maior cargo no poder executivo. Marieta lembrou que já atuava no poder legislativo há 20 anos, inclusive, foi presidenta da casa em um período legislativo.

"Essa cadeira não é nossa, é do povo de Nova Olinda" discursou Marieta ao definir que a câmara municipal é uma casa de união e paz.

Aureliano usa tom conciliador e diz ser daqueles que defendem o "quanto melhor, melhor!"

Vereador Aureliano ladeado pelo prefeito Ítalo Brito e Vice-prefeita Marieta


O vereador Damião Aureliano (PT) usou um tom conciliador ao discursar pela primeira vez na tribuna da câmara municipal como vereador empossado. Ao se definir como vereador de oposição no parlamento Aureliano defendeu diálogo e parceria com a câmara e com o poder executivo em defesa dos interesses do município. Em alusão ao adágio popular que muitas vezes se aplica a um tipo de oposição conhecida como "quanto pior, melhor" aonde os integrantes dessa corrente no legislativo vão além das divergências partidárias e acabem por prejudicar o trabalho do poder executivo em detrimento da própria população o petista afirmou:

"Eu sou da turma do quanto melhor, melhor"

E com essa máxima o vereador Aureliano promete fazer um contraponto na sua atuação no campo da oposição para contribuir com a administração municipal. O vereador do PT afirmou que está "aberto ao diálogo" e que o seu "objetivo é trabalhar pelo povo" de Nova Olinda. 

Aureliano anunciou que a principal pauta do seu mandato vai ser a educação e que para tanto está filiado a bancada do livro que é um conjunto de parlamentares ligados ao deputado federal Idilvan Alencar (PDT) que defendem projetos e ideias voltadas para o campo da educação.   

  
Pastor e vereador Márcio de Assiszinho conduz oração final

No final o vereador Márcio de Assiszinho que presidiu a sessão e é pastor evangélico conduziu uma oração pedindo sabedoria e graças a Deus para a gestão da prefeitura e da camara municipal. 

Medidas de segurança 

Foram seguidas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e decretos municipais e estaduais. Um decreto do governo do estado, por exemplo, proíbe festas, eventos e reuniões acima de 15 pessoas no mesmo recinto, inclusive em reuniões privadas, em todo o estado do Ceará até o próximo dia 4. Com isso, o acesso ao plenário durante a solenidade foi restrito aos vereadores, prefeito e vice-prefeita, técnicos do poder legislativo, um membro da assessoria do prefeito, um fotógrafo e dois membros da imprensa local, enquanto a população pode acompanhar todos os atos  pela internet. 

 .  

Em:: , ,

Seguidores