Zé Ailton anuncia aprovação de vestibular para o Curso de Medicina da URCA

Ranilson Silva | 07:43 |

 14 de julho de 2021 


prefeito do Crato - Zé Ailton Brasil

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT), anunciou nesta quarta-feira (14), que o curso de Medicina a ser implantado na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi oficialmente aprovado pelo Conselho Estadual de Educação. A instituição, através do reitor Francisco do Ó’ de Lima Júnior, anunciou também que há previsão de implantação do curso até setembro deste ano.

“Anuncio com grande alegria a aprovação nesta quarta-feira, 14, do Curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri pelo Conselho Estadual de Educação. Uma conquista que representa um marco na cidade e que terá grandes resultados advindos dessa vitória da competência da URCA, do nosso grande Governador Camilo Santana, que não mediu esforços, e Dom Gilberto Pastana, através do apoio determinante nas negociações da nova estrutura do Curso. Agradecemos a todos que se empenharam para que pudéssemos ter essa importante vitória para o Crato, ampliando os horizontes de centenas de jovens para a formação na área médica e da qualificação e fortalecimento da saúde.”, disse o prefeito.

Implantação

A comissão de avaliação dos cursos, designada pelo CEE-CE, já visitou os espaços físicos da estrutura da universidade, que servirão para o uso de aulas e de práticas de laboratório. Além disso, a Urca deve adquirir o prédio do hospital São Camilo para a formação do primeiro hospital universitário do Interior do Ceará.

“Estão em aquisição essas instalações da Fundação Padre Ibiapina para funcionamento da faculdade, juntamente com o hospital que vai ser um equipamento importante, porque uma das diretrizes é a ideia de um hospital como um ambiente de formação das habilidades clínicas. Já começamos grande, porque começamos com o primeiro hospital universitário do Interior do Estado. Vamos pensar nas parcerias para gestão desse equipamento e colocar a serviço da formação médica de toda a região”, explica Lima Junior.

O projeto de criação do curso de Medicina da instituição inclui a implantação de um centro integrado de formação direcionado à saúde básica, com intenção de fortalecer o sistema público de saúde da região do Cariri. Ele se juntará a dois outros cursos de referência na área, atualmente geridos pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Barbalha, e pela Estácio-FMJ, em Juazeiro do Norte.

Em:: , , , ,

Seguidores