Prefeitos do Cariri Oeste se reúnem com autoridades do estado para discutir Segurança Pública na microregião

Ranilson Silva | 09:22 |

 10 de setembro de 2021


A Associação dos Municípios do Cariri Oeste (Amcoeste) reúne os seus prefeitos associados durante o Fórum Regional de Segurança Pública do Cariri Oeste, a ser realizado na próxima segunda-feira, dia 13 de setembro, em Campos Sales. O evento, que tem como objetivo discutir regionalização dos serviços de segurança na região, devido ao aumento dos índices de violência, foi idealizado pelas câmaras municipais de Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Potengi, Salitre e Tarrafas e conta com o apoio da entidade que congrega os gestores de 12 municípios da microrregião da Chapada do Araripe.


O encontro está marcado para iniciar às 10h, em Campos Sales, e contará com as participações de deputados estaduais, como o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), do secretário de Segurança Pública do Ceará, Sandro Caron, bem como representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense. Os prefeitos associados a Amcoeste estarão presentes sobre a liderança do presidente da entidade, Ítalo Brito, que preside ainda o Consórcio de Saúde Pública que envolve além dos municípios da Amcoeste a cidade de Várzea Alegre.

Ítalo Brito classifica o atual cenário de violência na região como muito preocupante, e toma como exemplo a cidade de Nova Olinda, na qual ele é gestor. 

“Infelizmente, a gente vem vivendo em nosso município o aumento exponencial da violência, como roubos, assassinatos e o aumento de tráfico de drogas. Enquanto prefeito, eu já venho peregrinando junto ao Governo do Estado, solicitando aumento do contingente do policiamento militar, mais carros e mais policiais em cada turno para nossa cidade e para os demais municípios da microrregião. Conseguimos aprovar na Assembleia Legislativa um projeto de indicação de autoria do deputado Marcos Sobreira que foi ideia nossa  que autoriza a criação de consórcios municipais de segurança pública que visa dentre outras ações a instalação de bases do CPRaio em municípios com populações menores do que 30 mil habitantes que é o limite atual que a lei exige para os municípios receberem este tipo de equipamento do governo do estado e que tem se mostrado muito eficiente no combate ao crime e na oferta de segurança as populações" enfatiza. 

O prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito, falando em nome da Amcoeste defende a ampliação da presença do estado na esfera de segurança pública em suas diversas ações como do Batalhão de Divisas, BPMA, Ciopaer, Unidade de Bombeiros, Delegacias Municipais e Regional, fortalecimento dos Destacamentos da PM nos municípios, atuação da inteligência no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado. 

Estas e outras bandeiras da Amcoeste estarão em debate durante o Fórum Regional.    

Reativada em janeiro deste ano, a Amcoeste é formada por 12 municípios do Cariri Oeste: Crato, Nova Olinda, Santana do Cariri, Altaneira, Potengi, Araripe, Campos Sales, Salitre, Tarrafas, Assaré, Farias Brito e Antonina do Norte. Entre seus objetivos para as cidades da Microrregião da Chapada do Araripe, estão a promoção do fortalecimento político e o desenvolvimento regional, bem como uma reivindicação mais efetiva junto aos governos estadual e federal.

Em:: , , , ,

Seguidores