Horizonte ganha novo Centro de Educação Infantil

Ranilson Silva | 06:52 |

 23 de outubro de 2021



As famílias de Horizonte, município da Região Metropolitana de Fortaleza, receberam, nesta sexta-feira (22), mais um Centro de Educação Infantil (CEI). A entrega foi conduzida pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, com a presença do prefeito de Horizonte, Nezinho Farias, e da secretária-executiva de Gestão da Rede Escolar da Secretaria da Educação, Oderlânia Leite, e demais autoridades.

O CEI integra o pilar Tempo de Aprender do Programa Mais Infância Ceará, política pública estadual idealizada pela primeira-dama. Nesse sentido, o equipamento oferece oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento integral para as crianças em um ambiente adequado. Ao todo, o Governo do Ceará, por meio do Mais Infância, já entregou 67 Centros à população cearense.


“Recentemente, o governador esteve aqui inaugurando uma escola grande para adolescentes. Tudo isso são conquistas, talvez, a maior conquista desse município. Porque eu sempre coloco que a maior riqueza de uma nação, estado e município são as pessoas. Se nós temos crianças bem educadas e adolescentes na escola em tempo integral e capacitação, o município só tem a crescer. Então é trabalhar o presente e futuro dos nossos municípios. Muito obrigada Nezinho pela parceria e entendimento que a educação é transformadora”, afirmou Onélia Santana, destacando o desempenho do Ceará no recente levantamento do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb), em que o Estado é o segundo principal do Brasil e possui 18 das 20 escolas com maiores notas.

 

O CEI Maria do Carmo de Oliveira fica localizado no Centro da cidade e tem capacidade para atender 208 crianças de 0 a 5 anos de idade. Com esta, já são três unidades implantadas pela atual gestão estadual no município de Horizonte, em parceria com a gestão municipal. Os outros dois CEIs de Horizonte estão situados nas comunidades de Malcozinhado e Canavieiras dos Pinheiros.

O espaço é sinônimo de tranquilidade para as mães como a cozinheira Amanda dos Santos, 36, que reside no bairro Centro. “Agora ficou muito bom e mais fácil. Eu tenho outro filho mais novo que fica com a minha mãe, e o Caio vem para cá, um lugar onde ele aprende e é seguro para ele”, comemorou.

Para construir, mobiliar e equipar o espaço, foram investidos R$ 1.739.395,65 do Governo do Ceará, além de contrapartida do município. No total, Horizonte conta 10 Centros, algumas unidades foram entregues em gestões anteriores. “Está é a décima. Agora, nas últimas reuniões com o governador Camilo Santana, ele fez uma parceria meio a meio, e nós vamos concluir mais duas, ficaremos com 12 iguais a essa: uma no bairro do Pica-Pau e outra no Mangueiral”, anunciou Nezinho Farias, que fez questão de enaltecer os investimentos do Governo do Ceará em todas as áreas no município.

Em:: , , , ,

Seguidores