Seminário debate formulação de Dossiê da Chapada do Araripe para campanha de reconhecimento da Unesco

Ranilson Silva | 07:36 |

 8 de novembro de 2021


Encontro acontece de 09 a 12/11 durante a 23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas em formato híbrido




Iniciada pelo Sesc Ceará, em 2019, a campanha pelo reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade pela Unesco ganha um novo capítulo com a realização da 2ª Mesa de Debates sobre a região, de 09 a 12/11, durante a 23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas. O encontro tem como objetivo fortalecer a Campanha junto à Unesco e levantar debates importantes sobre a riqueza material, imaterial, cultural e ambiental desse sítio arqueológico.

Berço de diversas manifestações culturais do País, a região transborda arte e memória, sendo um lugar onde a ancestralidade se expande e se conserva. De acordo com Alemberg Quindins, gerente de cultura do Sesc Ceará, a localização geográfica tem forte influência nesse contexto, já que o Cariri cearense está localizado no entorno da bacia sedimentar do Araripe, fazendo divisa com os estados de Pernambuco, Piauí e Paraíba.

“Nesse território onde a natureza se faz presente de forma diversificada e rica, estamos realizando mais uma ação com pesquisadores para esclarecer o processo da construção do Dossiê da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade junto à Unesco, título mais importante no sentido de salvaguarda cultural e natural”, explica Alemberg.

Exigido pela Unesco para a candidatura de Paisagem Cultural, o documento, que irá mapear os patrimônios culturais, históricos e naturais da região, será formulado posteriormente em uma iniciativa conjunta entre o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE), Fundação Casa Grande, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Instituto Cultural do Cariri (ICC).
 

Programação 

Durante o encontro, serão realizadas quatro mesas de debates voltadas para temáticas da Chapada do Araripe em formato híbrido, com participação presencial na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, e transmissão online pelo Youtube do Sesc Ceará. 

A abertura acontece no dia 09/11, às 15h, com “Chapada do Araripe - Paisagem Cultural Evolutiva Viva” que terá participação da Professora Dra. Conceição Lopes, de Coimbra, Portugal; do Professor Dr. Patrício Melo, do Crato/CE; do Professor Dr. Alemberg Quindins, do Crato/CE; do Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; e mediação de Fabiana Barbosa, de Nova Olinda/CE. 

No dia 10/11, às 15h, a mesa de debate terá como tema “Caminhos da Paisagem Cultural – Arqueologia e Mitologia da Chapada do Araripe” com a presença da Professora Me. Lucineide Marquis, de Nova Olinda/CE; e mediação de Fabiana Barbosa. No terceiro dia de encontro, dia 11/11, às 15h,

o debate será sobre “Caminhos das Águas - Ocupação do Território da Chapada do Araripe” com a Professora Dra. Simone Silva, de Crato/CE; Professora Dra. Sandra Nancy, de Barbalha/CE; e mediação de Lucineide Marquis, de Nova Olinda/CE. 

O encerramento acontece no dia 12/11, às 15h, com o tema “Caminhos dos Tesouros Vivos da Cultura do Cariri”. O bate-papo conta com a presença do Professor Me. Alenio Carlos, de Fortaleza/CE; e mediação de Lucineide Marquis, do Crato/CE.

 

Sobre a Campanha Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade

Encabeçada pelo Sistema Fecomércio-CE, através do Sesc Ceará, e Fundação Casa Grande, a campanha conta com a participação de instituições públicas, organizações não-governamentais, além de instituições internacionais. O movimento pela candidatura teve início em 2019, com a realização do I Seminário Internacional Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade, que reuniu palestrantes internacionais e nacionais, representantes de diversas instituições, agentes culturais da região e mestras e mestres da cultura popular.

No entanto, Sesc Ceará e Fundação Casa Grande já trabalham dentro desta perspectiva do fortalecimento da cultura da região do Cariri há mais tempo. Exemplo disso, é o projeto Museus Orgânicos, que transforma em lugares de memória e afeto as casas dos mestres de cultura da região. Além da Mostra Sesc Cariri de Culturas, evento realizado há mais de duas décadas, que valoriza e impulsiona as manifestações artísticas locais. 


Serviço

2ª Mesa de Debates Chapada do Araripe

De 09 a 12/11

Fundação Casa Grande – Nova Olinda-CE

Programação: Site www.mostrasescdeculturas.com.br/ e no aplicativo de celular “Mostra Cariri”, disponível para Android e iOS. 

 


Assessoria de Comunicação
ASCOM | Administração Regional no Estado do Ceará 
Rua Pereira Filgueiras, 1070 - Aldeota CEP 60.160-194

Fortaleza - CE | (85)3270.4269 



 

Em::

Seguidores