Cariri

Juazeiro do Norte é a primeira cidade do Brasil a contar com 100% da plataforma Bright Cities

Ranilson Silva | 10:34 |

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, segue atuando para materializar o conceito de Cidade Inteligente. A novidade agora é a utilização da Bright Cities, uma plataforma disruptiva capaz de diagnosticar e sugerir o roteiro de soluções para, de maneira eficiente, rápida e sustentável, aperfeiçoar a gestão municipal, ofertando melhor qualidade de vida à população. A plataforma irá gerar a concepção, formatação e desenvolvimento de diagnóstico da cidade nos quesitos do conceito de cidades inteligentes e entregará um mapeamento de soluções tecnológicas para possível aplicação em Juazeiro do norte. 

Esse diagnóstico abrangerá áreas como Educação, Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Mobilidade e Empreendedorismo. A metodologia, que consiste em identificar as lacunas da cidade em relação a indicadores globais, a exemplo da ONU e da OMS, e elencar resolutividades com base na tecnologia e inovação, é desenvolvida por meio de machine learning e inteligência artificial. Juazeiro do Norte será a primeira cidade do Brasil a contar com 100% da plataforma. "É mais um avanço sobre o alicerce do pioneirismo" , disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo. 

Juazeiro do Norte vem chamando à atenção mundial desde a aprovação da Primeira Lei Municipal de Inovação e Smart Cities do país, em junho de 2018. De lá pra cá, foi premiado pela multinacional Microsoft, inserido na Carta de Puebla, recebeu Certificado de Município Membro da Alianza Smart Latam e será o 31º município do mundo e o 4º do Brasil a integrar o City Possible, programa global de cidades inteligentes da Mastercard. 

Para Raquel Cardamone, CEO da Bright Cities, "Juazeiro do Norte tem se destacado na área da inovação.O Secretário Michel Araújo e o Prefeito Arnon Bezerra buscam, de forma intensa e proativa, entender o que há de mais inovador na gestão pública para aplicar na cidade." Raquel Cardamone ainda é especialista em Cidades Inteligentes e acrescentou: 

"Utilizar a tecnologia para tornar os serviços públicos mais eficientes tem sido algo que a atual gestão de Juazeiro do Norte vem objetivando. Assim, atraiu a nossa plataforma. Acreditamos que podemos contribuir nesta jornada".

A previsão é que, em setembro, já sejam apresentados os cenários mapeados para implementação de tecnologias, em Juazeiro do Norte. Os projetos, com estimativa de custos, prazos e escala de prioridades deverão estar concluídos em outubro.

Em:



Um suspeito de 19 anos foi morto e outro apreendido após uma perseguição policial na noite de terça-feira (12) em Juazeiro do Norte (CE). Segundo o boletim policial, por volta das 19h00min Luiz Gustavo Santana Teles,com residência na Rua José Marinho Silva, 19 na companhia do adolescente D. H. O. V., 16 anos, vulgo “Douglas” residente na Rua Manoel Casemiro, 482, ambos no Bairro triângulo em Juazeiro de posse de uma arma de fogo tomaram de assalto, nas proximidades do Assai supermercado no Bairro São José, dois celulares tendo como vítimas dois homens, um de 35 anos e outro de 26, para depois empreenderem fuga em um ciclomotor de marca Shineray na cor preta rumo ao bairro Triangulo.

A ação criminosa foi presenciada por cabo da polícia militar lotado na 2°CIA 3°BPRAIO, o qual passou a perseguir os dois indivíduos e ao mesmo tempo solicitando reforço. Diante da informação a composição militar tendo a frente o comandante do Raio, Tenente Régis seguiu em apoio quando no cruzamento da ruas Francisco Martins de Souza com Rafael Malzoni no bairro Villa Real se deparou com a dupla acusada dando ordem de parada o qual não foi atendida.

Na ocasião, segundo os policiais, o garupeiro sacou uma arma de fogo e apontou para guarnição que efetuou disparos para cessar agressão do suspeito, sendo que o acusado de nome Luiz Gustavo ser lesionado falecendo no local, óbito confirmado uma equipe do Samu que compareceu ao local. O comparsa dele identificado acabou apreendido foi conduzido a Delegacia Regional de Policia Civil de Juazeiro do Norte para confecção do auto infracional.

Na ação policial foram apreendidos, o veiculo em que os acusados trafegavam, bem como um revólver calibre 32 com capacidade para seis tiros contendo três munições intactas e outras três picotadas, além dos dois aparelhos de telefonia celular das duas vitimas do assalto que foram apresentados a delegada de plantão na 20ª DRPC, a Dra. Cícera de Jesus Santos Araújo.

Luiz Gustavo respondia a procedimento pela suspeita de participação na morte do vendedor Francenilton Tavares de Sales, achado morto com duas perfurações a bala nas margens do açude jacu na madrugada do dia 9 de maio do ano passado em Nova Olinda. 

Com informações DA AGÊNCIA CARIRICEARA
Jota Lopes 

Seguidores